Publicidade
Pão folha, prático e versátil, feito apenas com 4 ingredientes; veja como fazer! – Reprodução / Amo Pão Caseiro

O tempo que ficamos em casa durante o confinamento social despertou nas pessoas a vontade e habilidade de fazer pães! E quanto mais prática a receita, melhor, certo?

Publicidade

Pensando nisso, hoje vamos mostrar para vocês como preparar um delicioso pão folha, feito apenas com quatro ingredientes, versátil e fácil de fazer. Esta receita foi compartilhada por Adriano Ribeiro, do canal Amo Pão Caseiro, no YouTube.

+++ Chapéu de couro: aprenda a preparar panqueca do sertão para comer com um cafezinho

+++ Opção prática (e cremosa) para o almoço ou jantar! Receita de espinafre gratinado com queijo

Vale lembrar que, segundo as medidas de Adriano, este passo a passo resulta em um rendimento de 8 pães folha de 20 centímetros de diâmetro. Seus pães folha ainda podem ser conservados durante uma semana na geladeira. Confira!

Publicidade

Ingredientes:

  • 250 g (2 xícaras) de farinha de trigo
  • 120g a 130 g (½ xícara) de água morna
  • 35 g (2 ½ colheres de sopa) de óleo vegetal (girassol, soja, etc.)
  • 5 g (⅓ colher de sopa) de sal de cozinha

Modo de preparo:

Em um recipiente, coloque a farinha e o sal. Mexa bem com um garfo para misturar os dois ingredientes. Agora, adicione a água morna (coloque a água durante 15 segundo no micro-ondas), o óleo e misture com uma colher. No momento em que ela formar o começo de uma massa, passe a misturar com as mãos na própria tigela. Quando a massa estiver homogênea e não grudar mais nas mãos, molde uma bolinha, cubra o recipiente com um pano úmido e deixe descansando por 30 minutos.

Publicidade

Passado o tempo, coloque sua massa em uma bancada e corte-a em 8 pedaços iguais. Para isso, com sua massa em formado de bola, divida-a na metade horizontalmente e na metade verticalmente. Depois, corte cada um dos quatro pedaços na metade novamente. Com cada parte, faça uma bolinha. Cubra as bolinhas com um plástico-filme e um pano úmida e deixe descansar por mais 15 minutos.

Por fim, despeje farinha na bancada e abra suas massinhas com um rolo até formar discos com 20 cm de diâmetro. Leve uma frigideira ou chapa para o fogo médio/baixo. Posicione um disco por vez no centro da chapa e deixe dourar por 90 segundos o primeiro lado e mais 60 segundos o outro lado. Repita o processo com todas as porções.

Assista ao vídeo:

Publicidade