Que tal viajar pelo Cerrado Brasileiro: 5 motivos para visitar e se encantar com o bioma

O Cerrado Brasileiro guarda belezas inacreditáveis e irá fazer com que você viva momentos inesquecíveis no coração do país

BONS FLUIDOS Publicado segunda 20 setembro, 2021

O Cerrado Brasileiro guarda belezas inacreditáveis e irá fazer com que você viva momentos inesquecíveis no coração do país
5 motivos para visitar e se encantar com o bioma - DIVULGAÇÃO

Considerado o segundo maior bioma do Brasil e da América do Sul, perdendo apenas para o bioma Amazônico, o Cerrado representa 22% do território brasileiro e possui aproximadamente 11,627 espécies de plantas nativas, a mais rica savana do mundo em biodiversidade abrigando grandes bacias hidrográficas e uma diversidade extraordinária.

E por toda sua beleza, com chapadas e chapadões fascinantes, cachoeiras, rios de águas cristalinas, árvores baixas com folhas sempre verdinhas, diversas espécies de animais, cidades históricas e monumentos espetaculares, o Cerrado é um dos destinos mais procurados por viajantes que desejam atividades mais ecoturísticas, ou seja, passeios históricos.

5 motivos para visitar o cerrado brasileiro

+++ Brasil é considerado o terceiro país mais criativo do mundo por ranking internacional

Por estar localizado em diversas regiões do país, o Cerrado possui dias mais quentes e noites mais frescas, o bioma é perfeito para quem gosta e busca estar em contato com a natureza.

Esse lugar tão encantador chamou a atenção e ganhou o coração da jornalista e creator especializada em turismo, Anna Laura Wolff, que desvendou segredos e listou 5 motivos belíssimos para visitá-lo.

CONFIRA:

Cachoeiras: Na região das Chapada dos Veadeiros possuem aproximadamente 2 mil cachoeiras, desde as mais azuis e cristalinas, Santa Bárbara e Poço Azul, até as mais altas e profundas do Brasil, como o Salto do Itiquira, em Formosa. Perfeitas para quem é apaixonado por essas quedas d’água.

Cavernas e Grutas: O Parque Estadual de Terra Ronca, que está localizado no município de São Domingos, região nordeste do Estado de Goiás, possui uma área de aproximadamente 57 mil hectares e não é apenas o maior parque de cavernas e grutas do país, mas também da América Latina, ao todo são 200 grutas e cavernas catalogadas no complexo.

Cidades Históricas: Para os apaixonados por história o cerrado também contempla lindas cidades históricas para conhecer e se apaixonar, nas cidades de Goiás Velho e Diamantina. Em Goiás é possível visitar a antiga casa da escritora Cora Coralina, que atualmente virou um museu dedicado a sua vida e desvendar a antiga capital do estado fundada em 1700. Já em Diamantina, é possível conhecer construções históricas da era colonial e a Casa de Chica Silva, localizada na praça Lobo de Mesquita.

5 motivos para visitar o cerrado brasileiro

Fervedouros: Apesar de serem chamadas de fervedouros, as águas das mais de 100 nascentes, cachoeiras cristalinas, chapadões e as dunas alaranjadas com mais de 40 metros de altura do Parque Estadual do Jalapão, não são exatamente quentes. As formações são chamadas desta forma pela formação das árvores que cercam as nascentes, as águas de coloração verde-esmeralda de rios subterrâneos borbulham através de rupturas no solo, levando areia clara e fina, dessa forma, tornando impossível a possibilidade de afundar. Para conhecer cada pedaço desse paraíso é recomendado um roteiro de pelo menos cinco dias saindo de Palmas, capital do Tocantins.

+++ 'Em paz eu me deito e adormeço': aprenda oração para tranquilizar a mente e dormir melhor

Misticismo: Para as pessoas que amam o misticismo, a viagem para a Chapada dos Veadeiros é o local perfeito com os “portais do mundo”, uma energia poderosa. Isso se dá pela quantidade de cristais de quartzo espalhados e outras pedras, o que faz dela um dos principais centros energéticos do planeta. Além da grande quantidade de cachoeiras, o ambiente oferece um foco zeen com diversas terapias holísticas.

O Cerrado também é uma opção para quem busca e quer um turismo consciente, apesar dos grandes índices de desmatamentos e do bioma ser o segundo mais ameaçado do país, o Cerrado esconde belezas naturais inacreditáveis e inconfundíveis.  O Cerrado abriga mais de 330 mil espécies de plantas e animais.

Sua preservação também é imensamente importante pois o Cerrado é considerado o “berço das águas” do Brasil, onde estão as nascentes das oito principais bacias hidrográficas do país. 

 

Último acesso: 30 Nov 2021 - 12:50:38 (1045738).