Um projeto inédito, em Cerquilho, cidade localizada no interior de São Paulo, reunirá 25 mulheres cis e trans para fazer arte, aprender sobre sustentabilidade e economia circular, fortalecendo, assim, a autonomia feminina. Veja mais detalhes sobre o ‘Estamparia que Transforma‘.
Projeto para mulheres cis e tans
A oficina gratuita de estamparia artesanal em tecidos e produção de estêncil irá trabalhar com a cultura do upcycling, que estimula a reutilização de materiais descartados para criar peças exclusivas. Dessa forma, o foco está no fortalecimento da economia criativa e da presença da sustentabilidade na produção artística e comercial.
O projeto – viabilizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de SP, através do PROAC/ ICMS – possibilitará que as mulheres aprendam sobre empreendedorismo e ganhem noções de gestão para pequenos negócios. Ademais, este público também poderá criar novas oportunidades em comunidades de restrito acesso à cultura e ao mercado de trabalho. Por fim, quando as oficinas acabarem, as peças irão para uma exposição comunitária aberta ao público.
Próximas edições do ‘Estamparia que Transforma’
Este curso em Cerquilho durará até o dia seis de junho, com apoio da Secretaria do Trabalho. Porém, ele alcançará outras duas cidades do estado de São Paulo, são elas: Campinas e Lençóis Paulista. Cada turma contará com 25 alunas e vivenciará 40 horas de formação. As datas e aberturas de inscrições ainda serão divulgadas.
Frida! e Desktop
A iniciativa é da Frida!, produtora cultural, que há 14 anos promove ações sociais e criativas para levar arte e empreendedorismo para áreas de vulnerabilidade social. Além disso, também conta com o apoio exclusivo da Desktop. “A periferia é um local de muita potência, inteligência e criatividade na resolução de problemas. O empreendedorismo é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento desses locais, promovendo soluçõeseficazes a partir do protagonismo de seus próprios moradores”, destaca Ana Silvia Forgiarini, da Frida!.