Frauenbad: Conheça a piscina pública só para mulheres de Zurique

Ela foi construída no século XIX, para que as mulheres se sentissem mais seguras. Nesta época, a maioria das casas não tinha banheiro, assim, elas tinham que tomar banho em fontes à noite

Frauenbad
Frauenbad: a casa de banho, em Zurique, que aceita apenas a entrada de mulheres – Canva Equipes/galynatymonko

Imagina poder passar o dia todo em um espaço que só aceita mulheres? É isso o que acontece em Frauenbad, uma piscina pública só para mulheres, localizada em Zurique. Confira como o costume começou e porque continua até os dias atuais.

Publicidade

Como surgiu?

Primeiramente, o lugar em questão é o que se chama de Bade, que, em alemão significa banho. E os Badis são parques com piscinas ou à beira dos lagos voltados para o lazer dos suíços. A diferença do Frauenbad é que ele é fechado apenas para a população feminina de Zurique. Ele foi construído no século XIX, para que as mulheres se sentissem mais seguras. Nesta época, a maioria das casas não tinha banheiro, assim, elas tinham que tomar banho em fontes à noite.

A Frauenbad

Segundo a influenciadora Amanda Noventa, apesar da passagem do tempo, as suíças fazem questão de manter sua história, então o local continua aceitando apenas a presença feminina. Entretanto, a única exceção acontece à noite, quando a casa de banho transforma-se em um bar que também permite o público masculino. Além das duas piscinas, o local, à beira do Rio Limmat, conta com café, biblioteca, spa, vestiários e mesas para home office.

Confira o vídeo abaixo:

Publicidade

Zurique é a terceira melhor cidade do mundo

Você já parou para pensar quais são as melhores cidades para se viver? Todos os anos, um ranking feito pela Unidade de Inteligência, da revista britânica The Economist, elege quais são os lugares de melhores condições de vida. Em 2022, Viena, na Áustria, ocupa o primeiro lugar. No ano passado, a ponta da lista era de de Auckland, na Nova Zelândia, que caiu para o 34º devido às rigorosas medidas de prevenção contra a pandemia.

Os estudiosos analisam índices como estabilidade, saúde, cultura, meio ambiente, educação e infraestrutura das cidades. Com isso, Viena foi a vencedora porque “estabilidade e boa infraestrutura são os principais encantos da cidade para seus habitantes, respaldados por bom atendimento médico e muitas oportunidades de cultura e entretenimento”.

Confira a lista das 10 melhores e leia a matéria completa clicando aqui.

Publicidade

1 — Viena, Áustria;
2 — Copenhague, Dinamarca;
3 — Zurique, Suíça;
4 — Calgary, Canadá;
5 — Vancouver, Canadá;
6 — Genebra, Suíça;
7 — Frankfurt, Alemanha;
8 — Toronto, Canadá;
9 — Amsterdã, Holanda;
10 — Osaka, Japão

Leia também: ‘Aqui seu Belo não corre perigo’: academia só para mulheres ganha bordão após polêmica com personal

Publicidade

Editora e repórter da Bons Fluidos. A jornalista já passou pelo Estadão, Band e AnaMaria Digital