O que se sabe sobre o documentário ‘Rita Lee: Mania de Você?’

Saiba detalhes sobre o documentário ‘Rita Lee: Mania de Você’, lançado pela Max no dia 8 de maio

rita-lee-documentario
Saiba detalhes sobre o documentário Rita Lee: Mania de Você, que aborda a vida e obra da artista que marcou a música brasileira – Reprodução/YouTube

Lançado no dia 8 de maio pela Max, o documentário ‘Rita Lee: Mania de você’ retrata a vida da artista Rita Lee, artista que deixou sua marca na história da música brasileira. A produção, dirigida por Guido Goldberg e produzida por Mandarina Contenidos, reúne imagens exclusivas, detalhes e relatos pessoais sobre a famosa.

Publicidade

O que podemos esperar do documentário?

A produção garante materiais nunca antes exibidos ao público, e chama a atenção de fãs e admiradores de Rita Lee Jones de Carvalho. Além de reunir depoimentos de familiares, artistas, como Gilberto Gil e Ney Matogrosso, falam sobre a vida e carreira da amiga.

Nascida em 31 de dezembro de 1947, em São Paulo, Rita Lee foi uma grande cantora, compositora e escritora. Ao longo da carreira, se consagrou como “a rainha do rock brasileiro”. Vendeu mais de 55 milhões de álbuns e conquistou fãs das mais diversas gerações. Portanto, a proposta desta releitura da Max é traçar uma linha do tempo de sua vida artística, além de momentos de vulnerabilidade que a mídia pouco abordou.

A produção aborda quais assuntos?

Em suma, a obra retrata uma série de temas relacionados à vida de Rita Lee, como, por exemplo: sua jornada na música, que teve início com a banda Os Mutantes (1966-1072) e o grupo Tutti Frutti (1973-1978), e tornou-se revolucionária a partir de grandes obras de sucesso, como ‘Mania de Você’, ‘Lança Perfume’, ‘Agora Só Falta Você’, ‘Baila Comigo’, ‘Banho de Espuma’, ‘Desculpe o Auê’, ‘Erva Venenosa’, ‘Amor e Sexo’, entre outras; suas relações pessoais e profissionais ao longo da vida; seu papel como ícone feminino no Brasil, com destaque para a quebra de padrões em um cenário onde o rock’n’roll era marcado pela presença de homens; e sua visão sobre vida, morte e legado.

Um dos temas centrais da obra, inclusive, é o relacionamento com Roberto de Carvalho, com quem se envolveu amorosamente desde 1976, firmando uma parceria musical de sucesso a partir de 1979. Juntos, produziram discos importantes e tiveram três filhos.

Saúde e morte de Rita Lee

Além disso, o documentário aborda a saúde da artista. Apesar de a própria Rita Lee já ter exposto seu vício em álcool e drogas, a produção fala sobre momentos de vulnerabilidade nunca antes abordados. Em maio de 2021, aos 73 anos, Rita Lee foi diagnosticada com um tumor primário no pulmão esquerdo. Em 8 de maio de 2023, a artista morreu após complicações do câncer, enquanto estava cercada de sua família, em São Paulo. Pode-se dizer, portanto, que o documentário aborda a vida de Rita Lee de forma única e emocionante. Por isso, a produção pode ser considerada um verdadeiro presente para os fãs.