Publicidade

Há um novo portal para você

Todo começo de ano traz em seu ventre uma possibilidade, como sucessivas portas que se abrem ao longo da jornada humana convidando cada um de nós a atravessá-las e a descobrir uma outra paisagem, um novo conteúdo, uma segunda chance

Há um novo portal para você
Há um novo portal para você – Foto de Lucas Pezeta no Pexels
Janeiro incorpora a chance de transpor mais um limiar. O calendário se renova e junto com ele nossos sonhos podem ganhar asas mais robustas; nossa ousadia, nos levar além do sabido. Não por acaso, o mês faz referência ao deus romano Jano (em latim Janus), protetor das portas, senhor dos começos e das passagens. Representado com duas faces – uma voltada para a frente e outra para trás –, ele simboliza o início e o fim. O passado e o futuro. Justamente a disposição interna de cada um de nós nesse período. “Ficamos imantados pela energia de Jano. Refletimos sobre o ciclo vivido e, ao mesmo tempo, acalentamos os desejos para o porvir”, observa a analista junguiana e mitóloga Vera Couto, de São Paulo.
Na percepção da psicoterapeuta transpessoal Monika von Koss, também da capital paulista, é como se uma voz sábia sussurrasse do lado de lá do portal: entre, venha encontrar uma versão mais inteira de si mesmo. “Somos atraídos para o futuro, para o novo, para algo que já está dado, mas nós ainda não alcançamos”, sublinha a psicoterapeuta, que sugere um questionamento renovador nessa hora. “Em vez de focar coisas das quais você quer se livrar, investigue o que pode buscar nesse ano novo de forma que agregue alegria, felicidade e bem-estar à sua vida.” Assim, fica mais fácil se desprender do que nos amarra ou amedronta e atravessar as clareiras que se abrirem diante de nós com passos firmes e olhos que alcançam lonjuras.
“Um portal é uma passagem entre dois estados, entre dois mundos. O conhecido e o desconhecido, a luz e as trevas, o sagrado e o profano, o consciente e o inconsciente”, define Vera. Segundo ela, não é o caso de se cobrar grandes saltos nos primeiros raios desse alvorecer. Às vezes, providências simples como arrumar um armário, organizar papeladas e resolver pendências com pessoas próximas podem reciclar a energia e nos deixar mais leves para entrar em movimento e ir atrás de projetos mais ambiciosos
no momento oportuno.
O importante é desbravar, um passo após o outro, o horizonte. Essa condição inexorável pressupõe, muitas vezes, escolher uma porta em vez de outra, dilema ancestral. “O homem sempre teve insegurança em relação ao futuro. Daí a necessidade de consultar oráculos e sacerdotisas. Era assim que se colhiam referências sutis: a melhor atitude a ser tomada, a escolha mais sábia, o caminho mais auspicioso”, destaca Vera. Mais do que simplesmente descortinar o que se manifesta do outro lado do umbral, o convite é para que sigamos adiante cientes de nossos múltiplos potenciais.
Não à toa, na entrada do Oráculo de Delfos – localizado no santuário dedicado ao deus Apolo –, na Grécia antiga, havia a inscrição: “Conhece-te a ti mesmo”. Ou seja, avance e compreenda a sua dimensão humana. “Os oráculos da Grécia, de Roma e do Egito costumavam dar conselhos cifrados para que a pessoa se implicasse na reflexão sobre a própria caminhada, ou seja, para que ela pudesse olhar para suas próprias questões e escolhas, e não simplesmente receber uma solução de mão beijada”, esclarece a mitóloga.
De passagem em passagem, vamos somando despertares e ampliando a consciência. É por isso que, sempre que cruzamos um limiar – seja em direção a uma nova fase na vida, seja a um estágio acima na jornada espiritual – nos reconhecemos em nova pele. A coragem é pré-requisito.
“Não tem como espiar. Ou se atravessa ou não se atravessa”, observa Monika. Certos portais nos incitarão a ir mais fundo. E a perceber que somos muito além do que nossas supostas limitações consideravam. Mas, quando a consciência se expande, não tem como regredir ao estado anterior. O mundo passa a ser outro. Maior.

Publicidade