Estudo: tratamento com som pode combater tumores no fígado
Segundo pesquisa da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, método chamado histotripsia pode auxiliar na eliminação de tumores

Segundo pesquisa da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, método chamado histotripsia pode auxiliar na eliminação de tumores
Tratamento com base em tecnologia de som pode ajudar a combater o câncer? Segundo pesquisa da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, método chamado histotripsia pode auxiliar na eliminação de tumores, e consiste em um tratamento considerado não-invasivo.
“A histotripsia é uma opção promissora que pode superar as limitações das modalidades de ablação atualmente disponíveis e fornecer ablação não invasiva de tumor de fígado segura e eficaz”, explicou, em comunicado, autor do estudo e estudante de doutorado de engenharia biomédica, Tejaswi Worlikar.
O estudo foi realizado com ratos de laboratório, em que de 11 desses animais, nove apresentaram uma regressão de tumores localizados no fígado. O método chegou a destruir de 50 a 75% do volume do tumor no órgão dos ratos.
“Os resultados também revelaram aumento da infiltração imune em tumores tratados com histotripsia, em comparação aos controles como evidência preliminar, o que sugere uma possível resposta imunomediada, estimulada pela histotripsia“, escreveram os pesquisadores, no artigo.
Para mais informações, CLIQUE AQUI e acesse a matéria completa no site da revista VIVA SAÚDE, parceira da BONS FLUIDOS.