Publicidade

Na Ucrânia, cadeirante ajuda a salvar outras pessoas com deficiência

Por meio de mutirões que arrecadam doações e recrutam voluntários, ucraniana cadeirante consegue ajudar outras pessoas com a mesma condição

Na Ucrânia, cadeirante ajuda a salvar outras pessoas com deficiência – Arquivo pessoal / Reprodução do G1

“Desde o começo do conflito, somos deixados para trás. Ninguém tenta melhorar as condições dos abrigos, ninguém tenta nos salvar, nos tirar daqui, nos ajudar de alguma forma”, é o que conta, para o G1, Tanya Miroshnikova, ucraniana de 31 anos que, desde a infância, usa cadeira de rodas.

Publicidade

Em fevereiro, quando as tropas russas invadiram a Ucrânia, Tanya conseguiu fugir da sua cidade, no oeste, e se refugiar em outro país. Desde então, ela vem tentando ajudar e resgatar outras pessoas que também possuem algum tipo de deficiência. Para elas, sair do país se torna ainda mais difícil, já que qualquer tentativa de fuga exige tratamentos especiais nos transportes.

Na Ucrânia, cadeirante ajuda a salvar outras pessoas com deficiência

Por meio de uma iniciativa que promove mutirões de doação e voluntários, Tanya vem tentando mudar a realidade de pessoas ucranianas com deficiência. Mas o desafio não é, nem de longe, simples. “A cada dia, fica mais e mais difícil. Pessoas com deficiências mais severas ainda necessitam de atenção médica especial no transporte. Nós, voluntários, estamos tentando levantar fundos e encontrar lugares seguros”, explicou.

+++ Edson Celulari registra primeiro encontro entre filha recém-nascida e irmãos: ”Que momento”

De acordo com o G1, até a última sexta-feira, 11 de março, o projeto de Tanya já reunia mais de 100 pedidos de pessoas que tentavam sair do país. Segue firme no seu ideal: para ela, um dos resgates mais emocionantes foi de um casal cego que, durante a fuga, teve suas condições de saúde pioradas. Felizmente, hoje eles se recuperam na Alemanha.

Publicidade

Antes da guerra começar, a ucraniana já era voluntária em uma ONG que ajudava ucranianos com deficiência.

+++ David Beckham incentiva fundo de doações para pessoas da Ucrânia

Publicidade