Transformando o medo em diversão; conheça o trabalho do médico que ajuda crianças antes da cirurgia

O otorrinolaringologista Leandro Brandão Guimarães tenta deixar o dia a dia dos pequenos um pouco mais leve com ajuda da imaginação e de fantasias

médico
O médico Leandro Brandão Guimarães tenta deixar o dia a dia dos pequenos um pouco mais leve com ajuda da imaginação e de fantasias – Reprodução Instagram/@otorrino.leandro

A vida no hospital tem seus altos e baixos e, para uma criança, a rotina pode ficar ainda mais difícil com a internação. Dessa forma, o otorrinolaringologista, Leandro Brandão Guimarães, tenta deixar o dia a dia delas um pouco mais leve com ajuda da imaginação e de fantasias. Conheça a história inspiradora:

Publicidade

Transformando o medo

O que parece apenas uma brincadeira é uma forma de transformar um momento que poderia ser negativo: o pré-operatório. O médico veste os pequenos de heróis e heroínas, os seguram no colo, ou pela mão, e juntos, saem correndo ou “voando”. Como um ato de gratidão, decidiu filmar alguns instantes, mostrando os meninos de costas. Porém, o alcance foi maior do que o esperado.

“Há dois anos, eu publiquei aquele vídeo mostrando como entro com meus pacientes para as cirurgias. A intenção era apenas agradecer aos pais pela confiança no meu trabalho, mas ele acabou atingindo um pouquinho mais de pessoas”, contou à ‘Veja‘. Ademais, ele acabou atingindo outros profissionais da saúde. “Achei legal, pois recebo muitas mensagens me contando de pessoas em diversas partes do mundo que estão fazendo algo parecido inspiradas no meu trabalho!”, detalhou.

Premiação ao médico

Apesar de o reconhecimento ter chegado há algum tempo, acabou recebendo um prêmio em abril de 2025. A premiação italiana, WEmbrace Awards 2025, ficou movida pela história inspiradora e decidiu homenagear o ato. A apresentação, inclusive, foi feita da seguinte forma: “Leandro Guimarães, otorrinolaringologista pediátrico brasileiro, revolucionou a forma de lidar com o medo pré-operatório em crianças. Ao vesti-los como super-heróis como Batman e Mulher-Maravilha, ele transforma a ansiedade em coragem, deixando uma lembrança positiva da experiência no hospital”.

Mesmo com a grandiosidade, o especialista ressaltou, ao portal ‘Só Notícia Boa‘, “que esta é uma forma de reforçar a importância de se investir na humanização dos procedimentos médicos, especialmente em pacientes infantis” e que, para ele, o principal foco é continuar transformando a experiência hospitalar em minutos de acolhimento.

Quem é Leandro Brandão Guimarães?

Leandro mora em Divinópolis, em Minas Gerais, e sempre pensou em fazer medicina“Nunca nem imaginei outra coisa. Quando cheguei no 3º ano do ensino médio, fui lá e fiz a inscrição”, relembrou à ‘Veja’.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Publicidade

Uma publicação compartilhada por Mídia NINJA (@midianinja)

Publicidade

Editora e repórter da Bons Fluidos. A jornalista já passou pelo Estadão, Band e AnaMaria Digital