Mais do que higiene bucal, raspar a língua é técnica ayuverda com benefícios emocionais; entenda
Conheça os benefícios da prática, que é recomendada pela medicina ayuverda e promete eliminar emoções ruins

Conheça os benefícios da prática, que é recomendada pela medicina ayuverda e promete eliminar emoções ruins
O hábito de raspar a língua está ganhando cada vez mais popular em países do ocidente, no entanto, esta é uma prática milenar adotada por culturas do oriente com propósitos físicos e espirituais.
Dentre os principais benefícios associados à raspagem lingual estão os efeitos positivos atrelados a uma boa higiene bucal, já que a prática retira a massa esbranquiçada, conhecida como saburra bucal, removendo bactérias, fungos e toxinas que ficam acumuladas na língua.
Além de prevenir doenças provocadas pela falta de higiene bucal, os efeitos desta hábito não estão relacionados apenas à saúde da boca, mas também ao mundo holístico.
A prática é uma técnica da medicina ayuverda que, segundo terapeutas holísticos, é capaz de eliminar até mesmo emoções negativas e massagear órgãos do corpo. Traduzido do sânscrito, ayuverda quer dizer “ciência da vida” e está baseada na crença milenar indiana sobre a existência de um sistema de saúde que utiliza técnicas de massagem, nutrição, aromaterapia, fitoterapia, dentre outras técnicas para prevenir, diagnosticar e curar problemas do corpo e da mente.
A técnica defende que, ao raspar a língua diariamente, estimulamos regiões da língua que estão ligadas à órgãos como o estômago, rim, baço, fígado, coração, entre outros. Melhorando a saúde destes órgãos. O ritual também apresentaria benefícios como a purificação espiritual, segundo crenças da yoga Kriya.
+++ O que você semeia, você colhe! As 12 leis do Karma e como elas regem sua vida
Como fazer a raspagem
Praticantes da raspagem lingual orientam que o melhor momento para praticá-la é logo depois de acordar, ainda em jejum e antes mesmo de escovar os dentes. Para praticá-la, você precisará comprar um raspador de língua e realizar um movimento — que é bem intuitivo — de limpeza, iniciando na região mais profunda da língua em direção a sua ponta. Em seguida, lave com água e sabão o limpador lingual e repita o ritual uma vez ao dia.