Foto de abelhas “brigando” ganha prêmio de Fotógrafo de Natureza do Ano
A artista Karine Aigner, responsável por capturar a imagem impressionante das abelhas, ganhou o prêmio Fotógrafo de Natureza do Ano de 2022

A artista Karine Aigner, responsável por capturar a imagem impressionante das abelhas, ganhou o prêmio Fotógrafo de Natureza do Ano de 2022
“Eu tive que passar um bom tempo de barriga para baixo na terra”, contou a fotógrafa Karine Aigner à BBC News sobre a imagem capturada no sul dos Estados Unidos de abelhas da espécie Diadasia rinconis, que aparecem no registro juntas, formando uma pequena “bola”. A fotografia rende para a artista o prêmio de “Wildlife Photographer of the Year” ou Fotógrafo de Natureza do Ano de 2022.
“[A foto] Não era algo que eu estava procurando. Eu trabalho em um rancho no sul do Texas, nos Estados Unidos, há anos, e acabei de encontrar este local. Ali, vi todos esses pequenos ‘vulcões’ no chão — as tocas individuais cavadas pelas fêmeas para fazer os ninhos”, contou Karine Aigner.
As abelhas em questão, da espécie Diadasia rinconis, geralmente encontradas na América Central e América do Norte, vivem em torno de cactos. Ao invés de colmeias suspensas, ao coletarem o pólen, as abelhas desta espécie o armazenam em câmaras no solo.
“A foto é fabulosa e tem muita energia. É uma imagem de ‘comportamento’ adequada. É isso que você obtém de invertebrados e é por isso que eu os amo”, manifestou Roz Kidman Cox, presidente entre os juízes do Fotógrafo de Natureza do Ano.
A Wildlife Photographer of the Year, ou WPY, é uma das competições mais prestigiadas mundialmente quando falamos de fotografia. O projeto elaborado pela BBC Wildlife teve início em 1964. Hoje, organizado pelo Museu de História Natural de Londres, está em sua 58ª edição, a americana é apenas a quinta mulher a ganhar o concurso.
Em 2022, o Wildlife Photographer of the Year, ou Fotógrafo de Natureza do Ano, contou com mais de 38 mil inscrições, vindas de mais de 93 países.
Confira outras imagens que chamaram a atenção dos jurados: