O que se sabe sobre a família do Papa Francisco?
María Elena tem 76 anos e é a única irmã viva. Porém, enfrenta um estado de saúde delicado e está sob os cuidados de freiras de uma instituição religiosa na zona oeste da Grande Buenos Aires

María Elena tem 76 anos e é a única irmã viva. Porém, enfrenta um estado de saúde delicado e está sob os cuidados de freiras de uma instituição religiosa na zona oeste da Grande Buenos Aires
Enquanto o mundo chora a morte do Papa Francisco, surgem questionamentos sobre sua vida antes do papado. O argentino, que nasceu com o nome Jorge Mario Bergoglio, foi uma figura marcante na história recente da Igreja Católica. Nascido em 17 de dezembro de 1936, no bairro de Flores, em Buenos Aires, ele se tornou o primeiro Papa latino-americano e jesuíta da história.
Filho de Mario José Bergoglio, um ferroviário, e Regina María Sívori, dona de casa, Francisco era o mais velho de cinco irmãos. A mãe ficou paralítica após o nascimento do último filho. Sua família, de origem italiana, influenciou fortemente sua formação e valores.
Ele era o mais velho de cinco irmãos: três homens e duas mulheres — Alberto Horacio (1942-2010), Oscar Adrián (1938-1997), Marta Regina (1940-2007) e María Elena. Hoje, aos 76 anos, a caçula é a única irmã viva do Santo Padre. De acordo com informações do jornal O Globo, ela enfrenta um estado de saúde delicado. Atualmente, está sob os cuidados de freiras de uma instituição religiosa na zona oeste da Grande Buenos Aires. Segundo ela, a relação sempre foi muito próxima. Mesmo distantes geograficamente, se falavam por cartas.
María Elena, em entrevista à mídia argentina, afirmou que o Papa era um ótimo cozinheiro. Sua especialidade eram lulas recheadas ou risoto de cogumelo, receitas herdadas da avó italiana. Ela não via o irmão desde que ele foi morar no Vaticano. No entanto, as primas, Carla e Nella, sobrinhos, sobrinhos-netos chegaram a visitar Francisco em Roma.