Tomar banho antes de dormir pode melhorar a qualidade do sono; entenda
De acordo com pesquisadores, uma ducha com água entre 40 °C e 42 °C favorece a regulação da temperatura corporal e contribui para um adormecimento mais rápido

De acordo com pesquisadores, uma ducha com água entre 40 °C e 42 °C favorece a regulação da temperatura corporal e contribui para um adormecimento mais rápido
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 40% da população do mundo enfrenta problemas para dormir. Especialistas apontam que diversos fatores podem impactar o sono, como o estresse, a má alimentação e a temperatura corporal. No entanto, cientistas da Universidade do Texas parecem ter encontrado uma solução. Que tal incluir um banho morno na sua rotina noturna?
Segundo pesquisadores, a temperatura do corpo, que costuma cair cerca de 0,3 a 0,6°C perto da hora de dormir, é responsável por incentivar a produção de melatonina, hormônio do sono. Com base nesse apontamento, os especialistas estadunidenses revisaram 5.322 pesquisas, que analisavam uma relação entre os tipos de banhos e a qualidade do descanso. Esse estudos questionaram pacientes sobre tempo que levam para adormecer, a duração total do sono, a eficiência e sua opinião sobre o repouso.
Dessa forma, o levantamento, publicado no periódico Sleep Medicine Reviews, descobriu que tomar um banho com água entre 40 °C e 42 °C, cerca de 90 minutos antes de dormir, pode facilitar o adormecer. Segundo os profissionais, essa prática estimula o sistema termorregulador do corpo, promovendo o deslocamento do fluxo sanguíneo para as extremidades, como mãos e pés. Assim, facilita a dissipação do calor e contribui para a redução da temperatura corporal.
“Esse hábito pode fazer parte de mudanças adicionais na sua rotina de dormir, como abandonar costumes de sono prejudiciais, incluindo o uso de telas”, afirmou o especialista Dr. David Rosen, ao ‘Sleep Foundation’.
Além disso, um estudo, divulgado pela National Library of Medicine, destacou outros benefícios que vão além do controle térmico. De acordo com os especialistas, uma ducha morna, entre 39,5ºC e 41,5 ºC, ao menos três horas antes de deitar, pode ajudar a reduzir a pressão arterial de idosos. Há também quem afirme que o hábito ajuda a saúde da pele e ameniza os sintomas de alergias, como a congestão nasal.