Cardeal que participou do Conclave revela bastidores

A eleição do Papa Leão XIV foi a primeira com participação do religioso brasileiro

Conclave
Cardeal revela bastidores do Conclave – Reprodução / Redes Sociais

O que acontece nos bastidores de um Conclave? Qual o clima no local? O que pode e o que não é permitido? São muitas as curiosidades diante de um evento como este, de tamanha importância para a Igreja Católica.O cardeal D. Orani Tempesta, arcebispo do Rio, revelou alguns fatos que  ocorrem no processo de votação que elegeu Robert Prevost, agora Papa Leão XIV.

Publicidade

Bastidores do Conclave

Antes de tudo,  os religiosos envolvidos  fazem um juramento de segredo. Além disso, dispositivos com acesso à internet não são permitidos. Por isso, todos os cardeais entregaram celulares, smartwatchs e outros aparelhos com acesso à internet. “Tinha cardeal sem relógio ou celular para poder saber que horas levantar (da cama) ou almoçar. Muita gente saiu para procurar relógio analógico ou despertador”, contou D. Orani ao site IG.

Por fim, ele falou sobre a motivação para os votos dos colegas. Ele afirma que não há ‘politicagem’. “É a ação do Espírito Santo que vai conduzindo a Igreja. E vimos pela repercussão como é bem aceito o Papa Leão XIV”. Sobre uma possível vinda ao Brasil, D. Orani acredita que, primeiro, Leão XIV vai cumprir a agenda do Papa Francisco. Porém, existe uma possibilidade: durante a COP 30, uma conferência sobre mudanças climáticas que ocorrerá em Belém, no Pará, em novembro deste ano.

Publicidade

Editora-chefe das marcas Bons Fluidos, SportBuzz e Perfil Brasil. Acredita na Lei do Retorno e na (lenta) evolução do ser humano para um mundo melhor.