BEM-ESTAR

Semente de girassol: 5 motivos para inserir este grão poderoso e de baixo custo na sua dieta

Quem achou que a semente de girassol servia apenas para alimentar pássaros, enganou-se!

Adicionar sementes de girassol à sua dieta pode fazer maravilhas pela sua pele, coração, imunidade e saúde em geral. 

Além de oferecer inúmeros benefícios à saúde, diferente de algumas sementes e oleaginosas, este grão poderoso também faz bem para o bolso, já que é vendida a um preço muito em conta em lojas de produtos naturais a granel. 

+ VEJA TAMBÉM: B12, a "supervitamina": Saiba o que é e como ela pode ser vital para o organismo

Embora no passado era muito mais comum encontrar a semente de girassol apenas com casca, hoje, é possível encontra-la a venda sem casca para adicionar em saladas, granolas, iogurtes, e outras receitas. 

Conheça 5 benefícios no consumo da semente de girassol que te convencerão a inseri-la em sua rotina de alimentação:

Faz bem para o coração

Um estudo da Universidade de Harvard descobriu que o aumento do consumo de sementes - incluindo sementes de girassol - está associado a um menor risco de doenças cardiovasculares, bem como a fatores de risco como colesterol alto e pressão arterial, devido a presença de gorduras boas em sua composição. 

Previne doenças crônicas

Um estudo da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, apontou que o consumo de sementes de girassol e outras sementes cinco ou mais vezes por semana está associado a níveis mais baixos de inflamação - o consumo de alimentos anti-inflamatórios reduz o risco de doenças crônicas. 

Melhora a imunidade

Sementes de girassol são uma fonte excelente de vitaminas e minerais essenciais, sendo dois deles zinco e selênio. O zinco desempenha um papel importante no desenvolvimento do sistema imunológico e o selênio combate infecções e inflamações. 

+ VEJA TAMBÉM: Nutricionista lista 6 alimentos que contêm muito açúcar 'escondido' e você não imaginava

Dá maior saciedade e ajuda na diminuição do peso

O alto teor de fibras e proteínas presentes na semente de girassol ajuda no controle dos níveis de glicose do sangue e resulta na sensação de maior saciedade por mais tempo, por consequência, o paciente come menos e emagrece com mais facilidade. 

Melhora a saúde de grávidas

A vitamina E presente na semente de girassol é essencial para a saúde pré-natal, pois ajuda o feto a desenvolver e usar células vermelhas do sangue e músculos. O folato sustenta a placenta e ajuda a prevenir a espinha bífida, enquanto o zinco ajuda a produzir insulina e enzimas, segundo informações do portal EatingWeel, especilizado em alimentação saudável. 
 

As últimas notícias de bem-estar