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Real necessidade

No inverno, a pele se ressente com as baixas temperaturas e pede um pouco mais de carinho. Saiba por que os cosméticos com ingredientes vegetais são ainda mais amigáveis nessa época do ano e conheça alguns lançamentos

Real necessidade – Divulgação

Com a chegada do clima frio e seco, a derme tende a ressecar e rachar porque perde água mais facilmente. Para suprir essa carência, os cosméticos são fortes aliados. Mas é preciso fi car atento à composição dos produtos. “Aqueles contendo óleos minerais, que são derivados de petróleo, apesar de criarem uma barreira na pele que evita a desidratação, atuam apenas superficialmente. Por ser espesso, o óleo mineral não consegue penetrar no tecido cutâneo”, explica Geana Lima, dermatologista do Studio & Laser Centro Estético, em São Paulo. “Já os ingredientes vegetais, ricos em vitaminas, sais minerais, proteínas e ácidos graxos, penetram profundamente no tecido tratando de forma mais eficaz o ressecamento”, compara a médica.

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Outra vantagem é que eles têm uma textura leve que permite a pele “respirar”. Atentos a esse mercado de beleza natural, os fabricantes estão em contínua pesquisa por plantas capazes de emprestar seus conteúdos para uma hidratação poderosa. A Herbia, de Joinville (SC), apresenta a linha Lippia Alba Orgânica para o corpo e o cabelo. Os produtos são feitos com o óleo essencial da lippia – mais conhecida como verbena brasileira, verbena branca ou erva-cidreira – em combinação com o de lavanda e o de hortelã entre outros. A francesa L´Occitane investiu no Divine Immortelle Antissinais para o rosto, com o óleo essencial da flor immortelle – que vem aliado a princípios ativos como o óleo de rosa mosqueta e o de espinheiro-marítimo. A suíça Weleda, por sua vez, trouxe para o Brasil o Skin Food – indicado para pés, mãos, cotovelos e joelhos –, composto por quatro matérias-primas puras: calêndula, camomila, amor-perfeito e alecrim.

“Na Europa e nos Estados Unidos, os cosméticos naturais são os grandes preferidos por representarem uma preocupação e um compromisso com a sustentabilidade”, afirma Geana. Por aqui, segundo uma pesquisa da GfK, empresa de pesquisa de mercado, mais da metade dos consumidores brasileiros também considera o impacto ambiental antes das compras de cremes, xampus e outros itens de formosura.
SAIBA MAIS:
 
Geana Lima: Tel. (11) 3385-5042; studioelaser.com.br | GfK: gfk .com | Grupo Herbia: Linha Orgânica Lippia Alba (Shampoo – 300 ml, R$ 39,90; Condicionador – 250 ml, R$ 42,90; Água Perfumada – 100 ml, R$ 28,90; Sabonete Líquido – 300 ml, R$ 35,90; Emulsão Hidratante – 200 ml, R$ 39,90); grupoherbia.com.br | L´Occitane: Óleo Divine Immortelle Antissinais (30 ml; R$ 395); loccitane.com.br |Weleda: Skin Food (30 ml, R$ 32,90); weleda.com.br