bem-estar   / Abandone hábitos ruins

10 coisas que acontecem no corpo humano quando se para de fumar

Deixar de fumar é um ato de autocuidado e seu corpo irá agradecer; veja uma linha do tempo destacando as principais fases de um ex-fumante

Bons Fluidos Publicado quinta 15 abril, 2021

Deixar de fumar é um ato de autocuidado e seu corpo irá agradecer; veja uma linha do tempo destacando as principais fases de um ex-fumante
Saiba quais são os efeitos no corpo humano quando uma pessoa deixa de fumar - Pexels

Não é novidade para ninguém que o cigarro é um poderoso inimigo da saúde. Embora seja uma droga lícita, um simples cigarro é composto por milhares de substâncias nocivas à saúde humana, que a longo prazo causam inúmeras doenças e enfraquecem os pulmões, órgão fundamental para a nossa respiração -- Vale destacar que, em tempos de covid-19, a saúde dos pulmões é fundamental para resistir a infecção provocada pelo vírus. 

O ex-fumante pode vivenciar muitas fases durante o processo de abandono do vício, embora muitos já saibam sobre os malefícios do cigarro, nem todos sabem o que realmente acontece no corpo humano depois de parar de fumar. Fizemos uma linha do tempo listando os efeitos causados no nosso corpo quando deixamos de fumar:

+ VEJA TAMBÉM: Série de fotos compara gêmeos fumantes e não fumantes e evidencia diferenças gritantes

20 minutos depois

20 minutos depois de fumar sua frequência cardíaca volta ao normal, sua pressão arterial cai e sua circulação começa a normalizar. 

4 horas depois

É comum que de 4 a 24 horas depois de fumar, o corpo experimente a sensação de abstinência.  Os sintomas podem incluir ânsias de nicotina, alterações de humor, dificuldade de concentração, irritabilidade e ansiedade

12 horas depois

Depois de apenas 12 horas sem fumar, o corpo se limpa do excesso de monóxido de carbono dos cigarros. O nível de monóxido de carbono retorna ao normal, aumentando os níveis de oxigênio do corpo.

1 dia depois

Depois de apenas um dia, o risco de ataque cardíaco começa a diminuir graças à redução da pressão arterial, aumento dos níveis de oxigênio no sangue e redução da influência negativa sobre os níveis de colesterol e a formação de coágulos sanguíneos.

2 dias depois

Fumar danifica as terminações nervosas responsáveis ​​pelos sentidos do olfato e paladar. Em apenas 2 dias após parar de fumar, a pessoa pode notar um aumento do olfato e sabores mais vívidos à medida que esses nervos se curam.

3 dias depois

Cerca de 3 dias após parar de fumar, a maioria das pessoas sentirá mau-humor e irritabilidade, fortes dores de cabeça e ânsias enquanto o corpo se reajusta a vida sem o cigarro.

1 mês depois

Cerca de 30 dias depois de abandonar o cigarro, os ex-fumantes podem notar menos tosse e falta de ar à medida que os pulmões se curam e a capacidade pulmonar melhora. 

9 meses depois

Nove meses após parar de fumar, os pulmões se curaram significativamente e o órgão se torna muito mais resistente para combater infecções com a do coronavírus.

1 ano depois

Um ano após parar de fumar, o risco de uma pessoa ter doença coronariana diminui pela metade. Esse risco continuará caindo à medida que o tempo passar.

5 anos depois

Depois de 5 anos sem fumar, o corpo se curou o suficiente para as artérias e os vasos sanguíneos começarem a se dilatar novamente. Este alargamento significa que o sangue tem menos probabilidade de coagular, reduzindo o risco de acidente vascular cerebral.
 

Último acesso: 16 May 2021 - 15:22:28 (1044760).