Publicidade

10 mitos e verdades sobre a celulite

Enfrentar a celulite requer mudanças no estilo de vida. Consultamos especialistas para desvendar os maiores mitos e verdades que rondam o problema

10 mitos e verdades sobre a celulite
10 mitos e verdades sobre a celulite – Freepik/@pvproductions

A celulite é muito mais comum em mulheres por conta do hormônio estrogênio, diretamente envolvido nesse processo de inflamação. Porém, não se esqueça: maus-hábitos também estão envolvidos, por isso, os especialistas costumam dizer que a causa é multifatorial. Abaixo, consultamos três médicos para destacar o que é mito e o que é verdade com relação ao aparecimento e piora da celulite:

Publicidade

Celulite: o que é verdade e o que é mentira sobre o problema?

A celulite é uma condição genética: VERDADE! O fator genético é a principal causa para a celulite. “A programação genética para celulite é o fator preponderante que determina o quadro”, explica o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr. Isso explica o maior número de casos em mulheres.

Pessoas magras não têm celulite: MITO. “Ao ver uma mulher magra, não estamos realizando uma avaliação de composição corporal, sendo assim, ela pode ter alto percentual de gordura e consequente celulite. Não sabemos dos hábitos de vida dessa mulher magra e, além disso, do consumo de alimentos inflamatórios que ela ingere”, explica a Dra. Cláudia Merlo, médica especialista em cosmetologia. O problema também aumenta com a idade, devido à perda de colágeno e de todas as estruturas de bandas fibrosas que compõem a pele.

O excesso de peso piora a condição: VERDADE. Segundo o Dr. Abdo Salomão Jr., basicamente, os hormônios femininos predispõem gordura nas regiões dos quadris e coxas e onde existe um acúmulo maior de gordura, existe maior probabilidade da instalação de celulite.

A celulite só aparece depois dos 25 anos: MITO. A Dra. Paola Pomerantzeff, dermatologista, explica que ela pode aparecer a qualquer momento. “Geralmente acontece após a puberdade, quando os níveis de estrogênio aumentam, porém, pode surgir em outras épocas se houver sedentarismo e/ou aumento da gordura localizada”, diz a médica.

Publicidade

Refrigerante causa e piora a celulite: VERDADE! Os refrigerantes contêm alta concentração de açúcar e sódio. Outros dos principais “bad-habits” relacionados ao desenvolvimento e piora da celulite são: dieta inflamatória (com consumo de alimentos de alto índice glicêmico), sedentarismo, obesidade e baixa ingestão hídrica.

Fumar não influencia: MITO. “As substâncias tóxicas do cigarro acometem diversas funções do organismo, piorando a oxigenação e microcirculação da pele, o que diminui a produção de colágeno e promove o acúmulo de gordura localizada”, diz a Dra. Paola.

Beber água ajuda a combater a celulite: VERDADE. É claro que essa não será a solução do problema, mas a Dra. Cláudia Merlo destaca que os tratamentos para a alteração estética devem ser iniciados após o paciente ter consciência da importância da mudança do estilo de vida, senão não haverá resultado. Dieta, exercícios físicos e drenagem linfática são altamente indicados para tratar a condição.

Publicidade

Roupas apertadas causam o aparecimento: EM TERMOS. A dermatologista Dra. Paola explica que o uso de roupas apertadas não causa celulite, mas pode agravar a celulite existente, uma vez que piora a circulação linfática e sanguínea.

Cremes tratam a celulite: MITO. “Ativos tópicos apresentam performance muito limitada. Temos que ter em mente que ela é uma alteração predominantemente do subcutâneo. Não há cremes com eficácia comprovada que agem no tecido gorduroso”, explica o Dr. Abdo.

O resultado do tratamento anticelulite é definitivo: MITO! Quanto aos resultados, é esperada a melhora da textura da pele e a redução dos relevos da pele. Esse resultado não é definitivo, pois a celulite tem causas multifatoriais então podem surgir novas ao logo da vida.

Publicidade