Publicidade

4 chás que acalmam a mente e ajudam a diminuir os sintomas de ansiedade

Confira algumas opções de chás que podem te ajudar em dias estressantes

4 chás que acalmam a mente e ajudam a diminuir os sintomas de ansiedade – Freepik / @jcomp

Você tem o costume de consumir chás relaxantes para acalmar? 

Publicidade

Usados há muitos anos, os chás são uma ótima opção de remédios naturais para estimular uma boa saúde do corpo e da mente. Incluir essas bebidas nos hábitos alimentares diários é uma maneira de terapia natural que beneficia diversas partes do corpo, como a circulação, digestão e principalmente questões relacionadas à saúde mental. Diversos estudos científicos provaram os benefícios dessas bebidas para a saúde, se ingeridas em quantidades adequadas.

Confira abaixo alguns tipos de chás que acalmam e ajudam a controlar a ansiedade naqueles dias em que o estresse tenta falar mais alto!

+++ Eclipse lunar de 19/11 sugere desapego e prática do perdão, indica astrólogo

4 chás que acalmam que podem te ajudar

Erva cidreira
Tem um aroma e sabor muito agradáveis que promovem uma ação calmante. Por possuir ácido rosmarínico em sua composição, o chá de erva cidreira atua ajudando no relaxamento do corpo, no bem-estar e tranquilidade. Além disso, ajuda em sintomas de ansiedade, estresse e depressão. Um estudo feito pela revista científica Phytotherapy Research, em 2017, indicou que esse chá ajuda a aumentar o GABA (um neurotransmissor inibidor no sistema nervoso central que causa aos seres humanos sensações de relaxamento, concentração e sono). 

Publicidade

+++ Monja Coen fala sobre a necessidade de ‘abrir mão’ das coisas: ”Nelas cabem o universo”; entenda

Chá verde
Provavelmente um dos mais usados e famosos, o chá verde faz jus à sua fama. Para quem precisa de foco, optar por ele é excelente para retomar a atenção em momentos que a desconcentração prevalece. Esse chá possui cafeína, então, vai melhorar seu foco, mas é necessário se atentar à quantidade para não causar insônia à noite! 

Camomila
Quem nunca ouviu alguém falando sobre esse chá quando os nervos estão aflorados? A camomila possui um componente chamado apigenina que tem efeito antioxidante. Esse efeito combate radicais livres e, consequentemente, o estresse. Esse chá também se relaciona com a diminuição dos sintomas de ansiedades, além de ajudar na memória e em um melhor sono. Para aqueles dias em que a insônia vem com tudo, optar pelo chá de camomila é uma ótima opção para relaxar e dormir!

Publicidade

Chá de flor de maracujá
O nome já diz tudo, né? Além do suco, muito comum de ser ingerido para acalmar os ânimos, o chá de flor de maracujá pode ser um grande aliado para diminuir os sintomas ansiosos. A passifora, que significa a “flor da paixão” é uma das flores que mais ajudam a acalmar a mente.

Lembre-se! O uso de chás é muito usado e é benéfico à saúde, mas é sempre se atentar às contraindicações. Se você faz o uso de outros remédios, consulte seu médico antes de consumi-los.

Publicidade