bem-estar   / Atenção!

A saúde dos fios também importa! Especialista fala sobre as consequências dos metais pesados para o cabelo

O resultado desta intoxicação pelo alumínio, chumbo e mercúrio, por exemplo, é a quebra, aumento da porosidade capilar, alteração ou oxidação da cor dos cabelos

Bons Fluidos Publicado sexta 30 julho, 2021

O resultado desta intoxicação pelo alumínio, chumbo e mercúrio, por exemplo, é a quebra, aumento da porosidade capilar, alteração ou oxidação da cor dos cabelos
A saúde dos fios também importa! Especialista fala sobre as consequências dos metais pesados nos cabelos - Freepik

Alumínio, cobre, ferro, chumbo e mercúrio. Provavelmente você já ouviu falar muito deles, talvez só não saiba o quanto esses agentes tóxicos estão associados aos malefícios dos cabelos. Isso acontece porque quando são depositados nos fios, é como se a mecha 'fritasse', já que as moléculas desses metais entram na fibra do cabelo e alteram inclusive a cor, além de danificar – e muito – toda a cabeleira. As informações são do hair stylist especialista em colorimetria Luigi Moretto.

A intoxicação por esses agentes pode, também, ser causada por uma exposição aguda ou de longos períodos de exposição ao agente que pode vir desde a água, em que os fios são lavados ou em alguns produtos cosméticos ou tinturas.

O resultado desta intoxicação é a quebra, aumento da porosidade capilar, alteração ou oxidação da cor. Com o passar do tempo, o acúmulo de partículas de metais nos fios pode, também, reduzir o poder de ação de alguns tratamentos, como procedimentos de hidratação, por exemplo.

Embora não seja possível evitar o contato dos metais presentes na água com os fios de cabelo, há algumas formas de remover o excesso de partículas da fibra. Para isso, é preciso fazer um diagnóstico capilar com um profissional para avaliar o estado de saúde do seu fio.

Para saber mais, CLIQUE AQUI e leia a matéria completa no site da revista Manequim, parceira da Bons Fluidos.

Último acesso: 29 Nov 2021 - 09:39:36 (1045457).