Publicidade

Ao receber botas ortopédicas especiais, pinguim volta a andar

Em um zoológico em San Diego, Lucas, um pinguim, volta a andar graças às botas feitas especialmente para ele; animal tem uma condição degenerativa

Ao receber botas ortopédicas especiais, pinguim volta a andar
Ao receber botas ortopédicas especiais, pinguim volta a andar – Zoológico de San Diego/Reprodução da CNN

Você precisa conhecer a história desse pinguim que voltou a andar graças a botas ortopédicas feitas especialmente para ele! Lucas, como é chamado, mora em um zoológico de San Diego, nos Estados Unidos, e foi diagnosticado com bumblefoot, uma doença crônica que afeta sua locomoção, de acordo com informações da CNN Brasil.

Publicidade

Pinguim volta a andar ao receber botas ortopédicas

Há mais de 3 anos, Lucas tem consultas veterinárias frequentes; a doença em questão tem várias consequências para o animal, incluindo condições degenerativas nos pés (vermelhidão e pus profundas, por exemplo). O pinguim desenvolveu uma infecção na coluna que deixou seus músculos fracos. Passou por acupuntura, fisioterapia e medicação, mas nada adiantava.

Então, os profissionais do zoológico onde Lucas mora procuraram a Thera-Paw, uma empresa que projeta e fabrica produtos para animais com necessidades especiais. Ela conseguiu fabricar, com exclusividade, um sapato ortopédico que é capaz de proteger as lesões e evitar possíveis fraturas.

“As botas são acolchoadas e com velcro no lugar, para ajudar Lucas a participar plenamente da colônia e mostrar comportamentos que são mais típicos de um pinguim – como escalar as rochas, nadar, aninhar e encontrar um companheiro adequado”, foi o que explicou a veterinária do zoológico, Beth Bicknese.

“Ficamos agradavelmente surpresos com a mudança imediata em Lucas depois que colocamos suas novas botas […] Vê-lo se mexer agora nos dá esperança de que ele possa estar bem daqui para frente e capaz de viver uma vida plena”, complementou Debbie Denton, também do zoológico.

Publicidade

Após usar as botas, o pinguim conseguiu melhorar sua marcha, postura, equilíbrio e capacidade de andar em seu habitat rochoso. A empresa fabricadora dos calçados se mostrou orgulhosa em poder possibilitar uma nova vida ao animal.

“Ao longo dos anos, lidamos com casos desafiadores como o de Lucas, e cada um é especial e memorável. Uma coisa que nunca envelhece é ver a vida de um animal melhorar drasticamente depois de usar uma de nossas ajudas. Isso nos inspira e nos impulsiona todos os dias”, disse Ilaria Borghese, presidente da Thera-Paw.

Publicidade