bem-estar   / Argiloterapia

'Banho de argila' alivia dores no corpo e auxilia no tratamento de artrite reumatoide

Terapia com argilas ajuda no alívio de dores no corpo; conheça os benefícios desta terapia

Bons Fluidos Publicado segunda 7 junho, 2021

Terapia com argilas ajuda no alívio de dores no corpo; conheça os benefícios desta terapia
Terapia com argila em pontos específicos do corpo poda ajudar no alívio de dores - Unsplash

A argila é famosa por seus efeitos desintoxicantes e terapêuticos e comumente usado para o tratamento da pele, no entanto, ela não serve apenas para fins estéticos.

Este mineral obtido em rochas é rico em magnésio, cálcio, potássio e ferro e embora muitas pessoas utilizem a argila apenas para efeitos superficiais na pele, ela também é poderosa para o alívio de dores, especialmente incômodos causados por doenças como artrite reumatóide, artrite psoriática, osteoartrite de joelho, entre outras. 

+ VEJA TAMBÉM: Tech neck: Roseli Siqueira ensina a prevenir as rugas do pescoço causadas pelo uso do celular

A terapia com banho de argila tem sido usada medicinalmente há milhares de anos e embora ainda faltem pesquisas sobre seus benefícios, os adeptos desta terapia garantem que sentem alívio imediato ao aplicar a argila sobre a área dolorida.

Em uma revisão de 2013 de 20 estudos sobre dor, função e qualidade de vida em pessoas com osteoartrite de joelho, os pesquisadores concluíram que a terapia com argila era uma terapia alternativa eficaz no alívio das dores causadas pela doença. Um outro estudo, realizado em 2020 confirmou a constatação e afirmou que o tratamento com argila pode reduzir os níveis de mediadores pró-inflamatórios e sugeriu que eles podem estimular o sistema imunológico para equilibrar as respostas anti-inflamatórias do corpo.

Embora a argila de diferentes regiões do mundo tem propriedades únicas, elas geralmente possuem os seguintes minerais que fornecem os benefícios a seguir: 

  • Sal marinho: acredita-se que a imersão em soluções salgadas ajuda a diminuir a inflamação e a acalmar a pele.
  • Magnésio: um dos componentes do sal, acredita-se que o magnésio alivia as dores musculares.
  • Enxofre: comumente sugerido como um suplemento para osteoartrite, o enxofre é essencial para a síntese de algumas proteínas importantes no corpo.

Último acesso: 29 Nov 2021 - 09:49:14 (1045098).