Publicidade

Como escolher a escova de dente ideal para sua saúde bucal?

Dentista explica todos os detalhes que você deve prestar atenção na hora de comprar sua próxima escova dental

Como escolher a escova de dente ideal para sua saúde bucal?
Como escolher a escova de dente ideal para sua saúde bucal? – Freepik/@wayhomestudio

Apenas a escovação convencional não é suficiente para garantir uma higiene oral eficaz. Fio dental, raspadores de língua e escovas interdentais são alguns itens que também devem fazer parte da rotina de cuidados com a cavidade oral. Isso não quer dizer, no entanto, que o uso da escova de dente (combinada ao creme dental, é claro) não seja importante. Então, para te ajudar a escolher sua próxima escova dental, convidamos o Dr. Hugo Lewgoy, cirurgião-dentista, para apontar todos os itens que devem ser considerados.

Publicidade

Escolha a escova de dente ideal para sua saúde bucal:

Material adequado: bambu, plástico e alumínio são alguns dos materiais utilizados atualmente para a confecção de escova de dente. “É importante que a escova seja feita com um material não poroso e seja lisa e sem irregularidades. Caso contrário, existe um maior risco de contaminação e proliferação de microrganismos na escova, o que pode colocar sua saúde em risco”, afirma o especialista.

Rigidez das cerdas: o uso de escovas com cerdas rígidas não é recomendado pelos dentistas. “Cerdas muito duras podem desgastar o esmalte dos dentes e provocar retração gengival”, diz o Dr. Hugo, que indica o uso de escovas com cerdas mais macias.

Quantidade de cerdas: além de ultramacias, as cerdas devem estar presentes na escova em uma grande quantidade. “Quanto mais cerdas, maior é a eficácia da escovação e menor é o acúmulo de placa bacteriana no dente. Além disso, uma grande quantidade de cerdas, preferencialmente acima de 5 mil cerdas, ajuda a eliminar os espaços existentes entre os tufos, assim impedindo o acúmulo de sujeiras e restos de alimentos”, afirma.

Suas necessidades individuais também importam: sua cavidade oral pode ter características específicas que precisam ser endereçadas na hora de escolher uma escova eficaz na manutenção da saúde oral. Por exemplo, durante a adolescência e início da fase adulta, é muito comum o uso de aparelhos ortodônticos, que podem impedir que as escovas convencionais realizem uma higiene adequada.

Publicidade

Consulte um dentista: na dúvida sobre qual a escova dental ideal para você, o melhor é perguntar ao seu dentista durante as consultas. “O profissional especializado poderá realizar uma avaliação do estado da sua saúde oral e das duas características individuais para recomendar o produto mais adequado e eficaz para o seu caso”, finaliza o Dr Hugo Lewgoy.