Conheça algumas práticas inadequadas e que fazem mal à saúde na hora de higienizar alimentos, conforme pesquisa da USP
Práticas inadequadas na cozinha podem levar a casos e mortes por doenças transmitidas por alimentos (DTA)
Práticas inadequadas na cozinha podem levar a casos e mortes por doenças transmitidas por alimentos (DTA)
Lavar a carne na pia, higienizar verduras apenas com água corrente e descongelar alimentos em algum cantinho da cozinha, em temperatura ambiente: esses são alguns hábitos que muitas pessoas possuem na hora de preparar uma comida ou guardá-la. Porém, essas práticas são consideradas inadequadas e perigosas para a saúde, podendo levar a casos e mortes por doenças transmitidas por alimentos (DTA), como aponta um estudo feito pelo Centro de Pesquisas em Alimentos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Universidade de São Paulo (USP).
A pesquisa foi feita com 5 mil brasileiros, e quando se trata do hábito de lavar carne na pia, cerca de 46% dos entrevistados afirmaram possuir essa prática no dia a dia. Já a lavagem de verduras apenas em água corrente correspondeu a 31,3% dos participantes, e 39,5% das pessoas descongelam alimentos em temperatura ambiente.
Se interessou pelo assunto? Para saber mais, CLIQUE AQUI e leia a matéria completa no site da revista VIVA SAÚDE, paceira da BONS FLUIDOS.