Criança indígena é a primeira a receber vacina da Pfizer contra covid-19 no Brasil
O indígena Davi Seremramiwe Xavante foi o primeiro a receber a dose infantil da Pfizer em solo nacional

O indígena Davi Seremramiwe Xavante foi o primeiro a receber a dose infantil da Pfizer em solo nacional
O Governo do Estado de São Paulo abriu as portas para a vacinação infantil contra a covid-19 ao imunizar nesta sexta-feira, 14, o jovem indígena Davi Seremramiwe Xavante, de apenas 8 anos, o primeiro a receber a 1ª dose da vacina da Pfizer no Brasil.
Davi, que está na faixa etária dos 5 aos 11 anos, para quem as vacinas deste lote serão destinadas, também faz parte de um dos grupos prioritários, ou seja, os indígenas, assim como as crianças com comorbidade, deficiência e quilombolas. De acordo com informações compartilhadas pelo portal G1, somente para estes quatro grupos (entre as idades indicadas), serão necessárias 850 mil doses da vacina.
Morador da cidade de Piracicaba, Davi veio para São Paulo realizar um tratamento no Hospital das Clínicas — onde ocorreu a vacinação. Por sorte, foi escolhido para tomar a primeira dose infantil em solo brasileiro. Seu pai, o cacique Xavante Jurandir Seremramiwe, pôde participar do evento de maneira virtual, assistindo à transmissão diretamente do Mato Grosso, onde mora.
“O meu filho Davi Xavante ser o primeiro a tomar (a vacina) é exemplo para os demais povos indígenas tomem. Que o Ministério da Saúde honre e atualize, para que tenhamos prioridade para nossa criançada. Muito obrigado e que no Brasil a criançada tenha vacina para todo mundo”, disse, emocionado, o cacique Xavante.
+++ Depois de 20 minutos no ar, Covid-19 perde 90% da capacidade de infecção
Mas Davi não foi o único a receber o imunizante nesta sexta-feira durante o evento. Gianlucca Trevellin, de 9 anos, portador de uma atrofia muscular espinhal do tipo 1, além de Valentina Moreira, de 6 anos, e Caio Emanuel Oliveira, de 10 anos, que receberam transplante de rim, foram imunizados.
Com síndrome de Down, Graziely de Oliveira, de 8 anos, Leonardo Martinez, de 5 anos, Marcelo Gabriel Moreira, de 10 anos, Cauê Henrique dos Santos e Luiz Felipe Barboza, de 11 anos, também foram vacinados.
+++ Spray nasal pode proteger contra variantes da Covid-19 por até 8 horas
Na cidade de São Paulo, a vacinação para o público terá início nesta próxima segunda-feira, 17. Os pais ou responsáveis podem realizar um pré-cadastro com informações básicas da criança no site oficial do governo de SP. Para acessar, clique aqui.
Chegou ontem, quinta-feira, 13, ao Brasil, o primeiro lote da vacina da Pfizer contra a covid-19, destinado a crianças de 5 a 11 anos, com 1,248 milhão de doses do imunizante.
A remessa saiu de Amsterdam, capital da Holanda, e desembargou na madrugada deonte, às 4h38, no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, SP. Ainda hoje, o lote seguiu para o município de Guarulhos, também em São Paulo, onde está localizado o centro de distribuição do Ministério da Saúde. A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou no dia 16 de dezembro a vacinação infantil contra a covid-19.
+++ Morador de rua que viralizou ao comemorar aniversário com cachorros recebe abrigo
A princípio, foi acordado o envio de 3,7 milhões de doses da vacina da Pfizer para crianças entre o Governo Federal e a farmacêutica americana para este mês. Em 10 de janeiro, porém, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que a própria Pfizer irá antecipar a entrega de 600 mil doses, atingindo, assim, no primeiro mês do ano 4,3 milhões de doses. De acordo com o IBGE, o Brasil conta com 20,5 milhões de crianças nesta faixa etária.