Publicidade

Cromoterapia: a terapia alternativa que usa as cores para possibilitar um bem-estar físico e mental

Essa prática integrativa que trabalha com as cores desperta o poder que elas têm sobre os seres humanos

Cromoterapia: a terapia alternativa que usa as cores para possibilitar um bem-estar físico e mental – Freepik / @freepik

Há muitas terapias alternativas que buscam o bem-estar e a melhoria das pessoas através de outras propriedades além de apenas remédios. A cromoterapia é uma delas. Basicamente, ela usa as ondas emitidas pelas cores para tratar de doenças físicas e mentais: cada pessoa possui sua individualidade e, em relação às cores, isso não é diferente. Cada uma vai ser melhor para cada situação, tendo a necessidade de observar as possíveis causas dos desconfortos que a pessoa sente e os melhores meios para tratar esses problemas.

Publicidade

No tratamento da cromoterapia, podem ser usados diversos objetos, principalmente lâmpada colorida ou água solarizada, aproveitando as propriedades curativas e estimulantes de bem-estar das cores. Sendo usada como uma prática complementar, essa terapia pode ser útil para tratar insônia, depressão, febre outros problemas psíquicos, além de também ajudar nos sintomas de algumas doenças físicas. 

+++ Bom para os ouvidos e mente! Escutar música durante o estudo ou trabalho estimula a memorização

Cada cor apresenta uma função terapêutica distinta. As cores primárias, por exemplo, têm propriedades que ajudam no bem-estar da mente. 

azul é uma cor relaxante, que pode atuar no sistema nervoso, por isso, na cromoterapia, pode ser usado para tratar insônia ou ansiedade, possibilitando calma.

Publicidade

A cor vermelha é forte, marcante e pode significar força e coragem, mas deve ser usada moderadamente para evitar excessos e agitação.

Além de estimular o apetite, o amarelo auxilia também aquelas pessoas que se encontram desanimadas e precisam de ânimo, além de melhorar a criatividade e o humor. 

Por ser uma prática integrativa, a cromoterapia precisa ter a indicação de um médico e pode ser feita juntamente com outros tratamentos convencionais. 

Publicidade

+++ Opção vegana de receitinha clássica! Aprenda a fazer esse delicioso estrogofone de grão-de-bico