Publicidade
Cuidados com a saúde: falta de vitamina C pode afetar o cérebro – Foto de PhotoMIX Company no Pexels

Um estudo feito pela Universidade Flinders, na Austrália, e publicado no jornal Antioxidantsconcluiu que a falta de vitamina C no organismo pode aumentar o risco de as pessoas desenvolverem problemas cognitivos, principalmente nos idosos. 

Publicidade

Para chegarem a esses resultados, pesquisadores analisaram 160 pacientes com mais de 75 anos. Neles, foram avaliados os níveis de vitamina C e a função cognitiva. As pessoas com deficiência desse nutriente apresentaram fragilidades nas funções do cérebro. A probabilidade de terem problemas é 3 vezes maior do que aqueles que possuem níveis aceitáveis de vitamina C.

+++ Plantas para o exercício físico? Sim! A natureza pode te ajudar nas atividades diárias; entenda

Cuidados com a saúde: falta de vitamina C pode afetar o cérebro

Em um comunicado oficial, um dos autores do estudo e professor de medicina, Yogesh Sharma disse sobre os resultados: “Pesquisas anteriores mostraram que a vitamina C desempenha um papel significativo no funcionamento do cérebro, com estudos revelando que a deficiência de vitamina C pode estar associada ao comprometimento cognitivo, depressão e confusão mental”. As informações são da CNN Brasil.

+++ Médico brasileiro que cuida de indígenas é homenageado por Papa Francisco em vídeo

Publicidade

Confira alguns dos principais alimentos ricos em vitamina C para você sempre inclui-los na sua rotina alimentar:
— Laranja;
— Caju;
— Goiaba; 
— Acerola;
— Abacaxi;
— Salsa;
— Pimentão amarelo.