Publicidade

Dentista dá 10 dicas preciosas para cuidar e proteger sua saúde bucal

Dra. Jessica Morais explica como cuidar corretamente dos dentes e da boca para evitar problemas de saúde bucal

Dentista dá 10 dicas preciosas para cuidar e proteger sua saúde bucal
Dentista dá 10 dicas preciosas para cuidar e proteger sua saúde bucal – Freeík/@artursafronovvvv

A saúde, em geral, começa pela boca. Aquela dor de cabeça inconveniente, aquele mau hálito persistente mesmo depois da escovação podem estar escondendo alguma doença sistêmica. Por isso, cuidar da saúde bucal é fundamental para o funcionamento saudável de todo organismo. “Para manter a saúde bucal em dia é fundamental ter hábitos diários de boa escovação após todas as refeições e usar fio dental pelo menos uma vez ao dia”, diz a dentista Jessica Morais.

Publicidade

É indispensável a visita ao dentista a cada seis meses. Dependendo de alguns casos esse intervalo pode até diminuir. Isso porque o acúmulo de tártaro nos dentes é extremamente perigoso e causa a gengivite, uma inflamação gengival, que pode evoluir para uma inflamação óssea.

Para realizar uma boa limpeza dos dentes e da boa é necessário escolher as ferramentas certas. A escova ideal é de cerdas suave e cabeça pequena. A escovação deve ser realizada após todas as refeições. Além disso, o tempo ideal é que a limpeza seja feita pelo menos 30 minutos após a alimentação e nunca se deve dormir sem escovar os dentes. Isso porque a salivação é diminuída durante o sono e o PH bucal fica crítico e as bactérias oportunistas aproveitam para atacar.

Outro alerta que a dentista dá é para quem usa aparelhos ortodônticos e próteses dentárias. Esses pacientes devem ter cuidados redobrados na hora da limpeza. Na boca, há muitos resíduos de alimentos e todo cuidado é pouco.

Confira as dicas da Dra Jessica para sua saúde bucal:

1. Escolha escovas macias e com tamanho de cabeça pequeno. Cerdas muito duras podem agredir a gengiva;

Publicidade

2. Troque sua escova regularmente – a cada 2 meses ou antes, se notar que as cerdas estão deformadas;

3. Escove os dentes, a língua e as bochechas para obter uma limpeza bucal completa;

4. Faça movimentos suaves para não gerar abrasão nos dentes e proteger a gengiva;

Publicidade

5. Use o fio dental após qualquer refeição, principalmente antes de dormir. O fio dental consegue retirar restos de comida e placas bacterianas onde a escova de dentes muitas vezes não chega;

6. Alimentação: inclua em sua dieta alimentos ricos em fibras, como cenoura, maçã e verduras em geral. Eles estimulam a salivação e contribuem para a diminuição da acidez da boca;

7. Reduza o consumo de refrigerantes. Os açúcares e ácidos presentes na composição agridem os dentes e o esmalte dental. Se consumir, aguarde 30 minutos para escovar;

Publicidade

8. Beba bastante água. Ela ajuda a limpar a boca e promove a salivação;

9. Visite o seu dentista regularmente, de preferência a cada seis meses;

10. Algumas pessoas devem esperar cerca de 30 minutos ou mais após as refeições para escovar os dentes. Esse tempo é importante para reequilibrar o PH da boca, especialmente após o consumo de alimentos mais ácidos. Essa indicação deve ser dada pelo dentista normalmente a pacientes que possuem problemas de abrasão e erosão ácida.

Publicidade