Publicidade

Dia dos Avós: quais os benefícios da meditação para a terceira idade?

Especialista em meditação afirma que prática estimula a mente dos idosos, potencializando aspectos como concentração e raciocínio

Dia dos Avós: quais os benefícios da meditação para a terceira idade?
Dia dos Avós: quais os benefícios da meditação para a terceira idade? – Freepik

Neste dia 26 de julho comemora-se o Dia dos Avós. A data celebra o papel e a presença que esses “vovôs e vovós” têm e representam no âmbito familiar. Além de serem símbolo de afeto e sabedoria, compartilham suas histórias e experiências, e participam de transformações significativas, que podem ir desde a influência em novos hábitos até a criação dos netos, por exemplo.

Publicidade

No Brasil, existem aproximadamente 73 milhões de avós, com faixa etária entre os 50 e 80 anos, segundo estudo realizado, em 2021, pelo Play Pesquisa e Conteúdo Inteligente. A investigação ainda afirma que esse número é a consequência do aumento da expectativa de vida, em que as pessoas estão levando uma vida mais ativa e com mais autonomia.

Isso significa também que os netos estão convivendo mais com os avós, fazendo com que os encontros entre eles se tornem cada vez mais habituais. Essas atividades podem incluir desde uma visita em casa, passeio pelo parque, até uma série de exercícios para o corpo e para a mente.

Meditação aproxima relação entre avós e netos

Segundo o Ministério da Saúde, a atividade física é essencial em todas as fases da vida, principalmente na terceira idade. E ela não faz bem somente para o corpo, ela é ótima para a mente também. Os idosos podem experimentar uma redução dos sintomas de ansiedade e depressão, além de uma melhora da autoestima, da imagem corporal e dos sentimentos relacionados à solidão.

Entre as atividades que podem beneficiar o corpo e a mente, encontra-se a meditação. Através da prática constante, é possível estabelecer uma linha de confiança e proximidade entre avós e netos.

Publicidade

Segundo especialista que atua na área e que possui mais de 30 cursos em seu currículo, e finalizando seu PhD em Medicina Natural pela Quantum University, Gabriela Frantz, a prática pode ajudar a melhorar esta relação. “As pessoas que costumam realizar as técnicas estabelecidas pela meditação desenvolvem o hábito de trabalharem constantemente a paciência e estão aptas a abrirem mais o coração, por isso a atividade pode criar essa proximidade e fortalecer esse laço”, diz.

Gabriela Frantz diz que a maioria de seu público é formado pela terceira idade. “Eu acredito que este público esteja mais aberto para práticas como a meditação, porque além de já ter experimentado muitas coisas, também querem algo que lhes traga equilíbrio em todas as áreas da vida”, justifica.

Benefícios da meditação na rotina de atividades da terceira idade

Conforme a especialista, à medida que a prática for realizada, ela se torna mais acessível e oferece diferentes níveis de felicidade. Além disso, podemos notar um melhor controle dos pensamentos e manutenção do foco nas atividades. A meditação também ajuda na redução da pressão arterial, melhora a qualidade do sono e aumenta o senso geral de firmeza e contentamento.

Publicidade

Ser uma pessoa ativa também ajuda na manutenção da memória, concentração, raciocínio, foco e até mesmo na redução do risco para demência, como a doença de Alzheimer. Além disso, ajuda no controle e também na prevenção das típicas doenças crônicas, como obesidade, hipertensão e diabetes.

Em relação aos idosos que nunca realizaram a prática e pretendem iniciá-la, a especialista afirma que não há restrições ou uma preparação específica. “Acredito que o único cuidado a ser tomado seja a posição. Deve-se buscar uma posição que seja confortável”. Sobre o local da prática, Gabi diz que não existe lugar exato para isso, pode ser feita onde a pessoa se sentir mais à vontade.

“Nunca é tarde para criar uma rotina de vida saudável. Isso inclui desde o cuidado com o corpo até os benefícios para o campo mental. E a meditação atua nos dois campos, melhorando a qualidade de vida, principalmente dos idosos”, finaliza Gabi.

Publicidade

Sobre Gabi Frantz

Conheceu a meditação aos 15 anos, e ao notar as mudanças que a prática trazia para sua vida, decidiu se aprofundar ainda mais nesse mundo. Atualmente seu currículo conta com mais de 30 cursos voltados para a área e está finalizando seu PhD em Medicina Natural pela Quantum University.

Em 2003, criou seu primeiro grupo de meditação guiada, que hoje conta com mais de 2.500 participantes todos os dias. Mestre em meditação, seu perfil ativo no Instagram conta com mais de 91 mil seguidores, além disso é dona do canal no YouTube “Meditar com vc”, que tem mais de 80 mil inscritos, e do site meditar.com.vc, onde oferece cursos gratuitos e de meditação.

Publicidade