Publicidade
Dia Mundial da Conscientização do Mal de Parkinson: quando a doença começa a surgir? – Freepik / rawpixel.com

O dia 11 de abril foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientização do Mal de Parkinson, uma doença degenerativa e sem cura. Estima-se que 1% da população mundial acima dos 65 anos de idade tenha a doença, é o que informa a OMS. No Brasil, cerca de 400 mil pessoas são portadoras do Mal de Parkinson.

Publicidade

O neurocirurgião e chefe de neurocirurgia do Hospital Federal da Lagoa, Dr. Haroldo Chagas, explica que os principais sintomas são: tremores nas pernas e mãos, desequilíbrio, lentidão nos movimentos, descoordenação e tendência à queda. “Apesar de números alarmantes, o Mal de Parkinson ainda é uma doença pouco conhecida. É a segunda doença neurodegenerativa mais frequente”, revela Chagas.

+++ Após 11 meses do diagnóstico, Rita Lee está curada do câncer

Quando o Mal de Parkinson começa a aparecer?

Na maioria das vezes, os sintomas começam a aparecer por volta dos 50 anos. Com um diagnóstico difícil, o Parkinson diminui a dopamina, um neurotransmissor responsável pelo sistema motor e dos movimentos voluntários. 

“O Mal de Parkinson é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, se instala de forma lenta, em torno dos 60 anos, podendo se manifestar de maneira precoce entre os 30 e 40 anos. Para o tratamento da é necessário sessões de fisioterapia, fonoaudiologia, além de ter um suporte psicológico e nutricional com a finalidade de reduzir o prejuízo funcional decorrente da doença”, revela o neurocirurgião. 

Publicidade

Para mais informações, CLIQUE AQUI e acesse a matéria completa no site da revista VIVA SAÚDE, parceira da BONS FLUIDOS.