Donos de cachorros têm menos riscos de desenvolverem deficiências, diz estudo
Os benefícios de ter um cachorro em casa! Uma pesquisa conseguiu relacionar o aumento do bem-estar com a tutoria de cães; confira

Os benefícios de ter um cachorro em casa! Uma pesquisa conseguiu relacionar o aumento do bem-estar com a tutoria de cães; confira
Além de todo o amor que os cachorros dão a seus donos, recentemente, um estudo publicado na Plos One descobriu que pessoas idosas tutoras de cães têm menores riscos de desenvolver deficiências cognitivas e físicas na velhice.
Isso ocorre porque os animais de estimação demandam passeios diários, o que possibilita aos donos uma frequência boa de atividades físicas, além de ter uma interação social maior. Segundo os especialistas, isso não acontece também com os gatos, já que são animais mais caseiros.
Para fazer a pesquisa, estudiosos separaram 11.233 pessoas entre 65 e 84 anos. Acompanharam o desenvolvimento de deficiências cognitivas e físicas nesses idosos durante entre 2016 e 2020, no Japão. 17,1% dos voluntários desenvolveram alguma incapacidade física ou cognitiva e 5,25% morreram.
+++ Aos 119 anos, morre pessoa mais velha no mundo no Japão
Os pesquisadores concluíram, então, que tutores de cachorros — que passeavam com os pets — tinham uma possibilidade significativa mais baixa de desenvolver declínios.
“A posse de cães parece proteger contra a deficiência incidente entre os adultos japoneses mais velhos. Benefícios adicionais são obtidos com a propriedade combinada com exercícios regulares. Os cuidados diários com os cães podem ter um papel importante na promoção da saúde e no envelhecimento bem-sucedido”, explicaram, no estudo, os pesquisadores.
+++ É isso mesmo! No MS, mulher colhe mamão gigante de quase 1 metro