Dores nas mãos e punhos? Confira 5 alongamentos simples para fazer diariamente e aliviar o incômodo
Além do aliviar, os exercícios previnem problemas como artrite ou tendinite
Além do aliviar, os exercícios previnem problemas como artrite ou tendinite
O uso excessivo dos computadores, celulares e tablets, é um dos grandes causadores das dores nos punhos e mãos nos dias atuais, concordam?
Recentemente, o portal Catraca Livre compartilhou uma série com 5 exercícios para aliviar ou até mesmo prevenir as dores nessas regiões. É importante lembrarmos que o devido cuidado com os punhos e mãos pode evitar problemas mais drásticos como artrite ou tendinite.
O sugerido é que essa série de exercícios seja praticada diariamente, ao acordar ou até mesmo após o expediente, por exemplo. Permaneça em cada uma das posições a seguir de 20 a 30 segundos. Confira:
1- EXTENSÃO DE PUNHO
Primeiramente, estenda seus dois braços para frente. Atente-se em ficar com os cotovelos esticados. Comece com a mão direita. Dobre o punho direito com os dedos direcionados para cima, com a palma da mão para frente. Com a mão esquerda, sobre seu punho e direcione seus dedos para baixo. Por fim, sobreponha seus dedos da mão esquerda sobre os da mão direita, e puxe os dedos, incluindo o polegar, em direção ao corpo. Repita o exercício invertendo o lado.
2- FLEXÃO DE PUNHO
Estenda o braço direito, o primeiro que será alongado, para frente, com os dedos apontados para o chão e o cotovelo reto. Pelo dorso da mão direita, puxe com os dedos da mão esquerda em direção ao corpo. Permaneça nessa posição pelo tempo sugerido e, em seguida, altere o lado.
3- PRECE
Já reparou como os povos orientais costumam se cumprimentar? A famosa posição do “Namastê” é ótima para alongarmos punhos e mãos. Para isso, una as palmas de suas mãos. Leve as mãos unidas em prece ao centro do peito. Faça uma pressão, empurrando suavemente uma contra a outra. Nesta posição, atente-se para manter seus ombros relaxados e seus antebraços retos.
4- PRECE INVERTIDA
Nesta posição, nós iremos inverter a posição das mãos. Ao invés de conectarmos as palmas das mãos em formato de prece na direção do peito para cima, nós iremos unir os dorsos e dedos das mãos, para baixo. Mantenha-se nessa posição, ainda em direção ao peito e com os antebraços retos, mas sem usar força.
5- ROTAÇÃO DE PUNHO
Por último, mas não menos importante, com os punhos cerrados, ou seja, com as mãos fechadas, faça movimentos circulares no sentido horário por 20 segundos, e logo em seguida, no sentido anti-horário, por mais 20 segundos. Fácil, não?