Publicidade

Duas doses ou mais: quais os sintomas da covid de quem está imunizado?

Pesquisadores do King’s College, em Londres, analisaram os sintomas de 4,7 milhões de pessoas que contraíram covid-19 até março de 2022

Duas doses ou mais: quais os sintomas da covid de quem está imunizado?
Duas doses ou mais: quais os sintomas da covid de quem está imunizado? – Pexels

A vacinação contra a covid-19 no Brasil teve início em 17 de janeiro de 2021. Hoje, um ano e cinco meses depois, com a aplicação da quarta dose já disponível, tivemos uma mudança brutal não somente no número de casos, que caiu vertiginosamente, mas nos atuais sintomas da doença.

Publicidade

Quais os sintomas da covid-19 de quem está imunizado?

A empresa de tecnologia Zoe criou um aplicativo que vem acompanhando há dois anos no Reino Unido os principais sintomas de quem está imunizado com duas ou mais doses, mas, mesmo assim, contraiu o coronavírus. São eles coriza, espirros, dor de cabeça, dor de garganta e tosse persistente.

Os dados coletados do aplicativo foram analisados por pesquisadores do King’s College, universidade de Londres, com o apoio do sistema de saúde público do país – chamado NHS. Contribuíram para a pesquisa 4,7 milhões de pessoas. Bastava que elas descrevessem os sintomas da doença no aplicativo. Os dados foram coletados até março de 2022.

Àqueles que tomaram uma ou nenhuma dose da vacina contra a covid, os sintomas tendem a ser mais fortes. Além disso, muitos ainda apresentam febre – ao contrário da maioria dos imunizados.

Dentre os sintomas menos comuns, estão calafrios, enjoos, perda de apetite, perda do paladar, perda do olfato, exaustão e dificuldade para respirar.

Publicidade