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Inspire e expire! Conheça 5 técnicas de respiração para relaxar seu corpo e mente

Entenda como simples técnicas de respiração podem trazer calma para seu organismo

REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado segunda 30 março, 2020

Entenda como simples técnicas de respiração podem trazer calma para seu organismo
Conheça 5 técnicas de respiração para relaxar seu corpo e mente - PxHere

Com a chegada do novo coronavírus ao Brasil, o isolamento social é uma das medidas sugeridas pelos órgãos de saúde para que possamos frear a disseminação da doença no país. Consequentemente, a distância do trabalho, dos familiares e amigos, o confinamento, o ócio e a solidão podem trazer sérias consequências ao nosso organismo, como o estresse e a ansiedade.

A boa notícia é que, para isso, há uma solução prática e eficiente: a respiração! Sabemos que esse ato pode parecer simplesmente mecânico e involuntário, mas quando feito de maneira correta, é capaz de trazer ao corpo e mente benefícios como a calma e a concentração.

Confira 5 técnicas de respiração que poderão te ajudar durante a quarentena:

1 - Respiração abdominal

A respiração abdominal consiste em respirar profunda e lentamente, focando e observando a movimentação de seu abdômen. Naturalmente, seu diafragma irá fazer com que seus órgãos abdominais sejam projetados para frente, sem que haja força envolvida no processo. Não insista em expandir e contrair o abdômen voluntariamente. 

Outra dica importante: antes de dormir, se a ansiedade estiver impedindo seu sono, com as luzes apagadas, coloque as mãos sobre sua barriga e conte enquanto pratica a respiração abdominal, criando assim um ritmo. Conte a até quatro durante a inspiração, e repita a contagem durante a expiração.

2 - Respiração quadrada

A técnica consiste em formar o que chamamos de 'quadrado respiratório'. Ou seja, a cada inspiração e expiração, existe uma pausa que deve respeitar o tempo das ações que antecedem. Primeiro, inspire profundamente contando até quatro, em seguida, segure o ar em seus pulmões e repita a contagem. Expire lentamente por mais quatro segundos. Por último, mantenha os pulmões 'vazios' pelo mesmo período. Repita o clico. Você pode variar esse tempo, aumentando-o, mas sempre mantendo o mesmo durante as quatro etapas.

3 - Respiração alongada.

É comprovado cientificamente que a expiração é a responsável por controlar nossa capacidade de relaxamento. Por isso, na respiração alongada, nós dobramos o período de expiração em relação à inspiração. Isso fará com que você precise controlar ainda mais sua respiração. A técnica pode ser inclusa na respiração quadrada, aumentando o grau de dificuldade do exercício. Inspire por quatro segundos, mantenha o ar preso nos pulmões pelo mesmo tempo. Expire contando o dobro de segundos, no caso, oito. Mantenha os pulmões vazios e conta mais quatro. Repita o processo.

4 - Flexão de tronco

Para executar esta técnica, sente-se numa cadeira e jogue seu tronco para frente, de maneira que ele permaneça apoiado em suas coxas. Se preferir, apoie uma almofada entre um e outro. Os braços e a cabeça devem ficar soltos em direção ao chão. Uma vez nesta posição, como o abdômen está sendo comprimido pela parte superior de suas pernas, o movimento respiratório é levado para as costas. Fique nessa posição por alguns segundos ou até mesmo minutos e suba com cautela, alinhando primeiro a lombar, seguida das vértebras da coluna e, por último, a cabeça.

5 - Respiração das narinas alternadas

Esta técnica, também conhecida como Nadi Shodhan Pranayama, é uma ótima medida para quem quer, além de relaxar, liberar a tensão acumulada e a fadiga. O indicado é que você se sente numa posição confortável. Com o dedo indicador, tape a narina esquerda durante a inspiração e feche a direita durante a expiração. Após cada expiração, se lembre de inspirar pela mesma narina que você expirou. Repita o clico.

Último acesso: 21 Sep 2020 - 16:28:46 (1042471).