Publicidade

Meditação e autoconhecimento: como a prática nos ajuda a explorar a mente e a consciência?

Especialista em meditação e PhD em medicina natural afirma que desenvolver o autoconhecimento é assertivo para aprimorar o equilíbrio mental e físico de qualquer indivíduo

Meditação e autoconhecimento: como a prática nos ajuda a explorar a mente e a consciência?
Meditação e autoconhecimento: como a prática nos ajuda a explorar a mente e a consciência? – Pexels

Muito se fala sobre a saúde mental e como ela é importante para o bem-estar e qualidade de vida. No entanto, pouco se fala sobre o primeiro passo: o autoconhecimento. Este processo é o responsável por fazer com que uma pessoa saia do modo automático e passe a se tornar consciente sobre seus pensamentos, desejos, atitudes e começar a atuar ativamente para romper com padrões de comportamento e mudar de vida.

Publicidade

A jornada do autoconhecimento não é simples e exige muita perseverança, paciência e coragem. Enfrentar seus maiores medos e ansiedades, identificar travas emocionais e lidar com as suas próprias expectativas sobre o processo pode ser sufocante no início, mas a recompensa é profundamente gratificante. A partir da desconstrução de conceitos adquiridos inconscientemente, o indivíduo tem a oportunidade de instituir novos ideais, adquirir hábitos e estabelecer uma nova mentalidade.

Se autoconhecendo através da meditação

Segundo Gabi Frantz, especialista em meditação e PhD em medicina natural, o autoconhecimento é fundamental para encontrar o nosso equilíbrio emocional e físico. “Quando focamos a nossa atenção para o universo interior, damos voz aos nossos sentimentos, passamos a identificar com mais facilidade os sinais que o nosso corpo nos dá e, assim, encontramos o caminho para uma vida mais saudável”, afirma.

Para auxiliar nesse momento de passagem, podemos contar com ferramentas e alguns tipos de terapia. Para a especialista, dentre as possibilidades, a meditação é a melhor opção. “Durante a prática da meditação você entra em contato direto com você mesmo. Diferente de outras terapias onde você tem um ‘intermediário’, a meditação é com você mesmo”, explica.

A meditação como ferramenta para explorar a mente e a consciência

A prática de meditar consiste na atenção plena em si, de maneira que os praticantes se tornem conscientes de seus pensamentos, sensações e sentimentos. Apesar de parecer desafiadora, ela pode ser aprendida e incluída no cotidiano das pessoas como uma ferramenta para o autoconhecimento.

Publicidade

“A meditação nos guia em uma jornada de reflexão e aprendizado sobre nós mesmos”, explica Gabi. “Segundo a medicina quântica, a meditação é a melhor ferramenta para o despertar da consciência. É o que há de mais potente, a mais alta tecnologia para podermos transformar o ser”, continua.

Como meditar?

Para muitas pessoas, começar a meditar pode ser um desafio, principalmente pela dificuldade em se concentrar e controlar os pensamentos aleatórios durante a prática. Para facilitar esse processo, é importante escolher um ambiente silencioso, seguro e aconchegante, que permita que a sua cabeça descanse e não tenha outras preocupações que te distraiam.

Após escolher o ambiente, sente-se em uma posição confortável e feche os seus olhos, prestando atenção na sua respiração. Observe enquanto seus pensamentos surgem e vigie as suas reações a cada um deles. Quando se perceber disperso, volte a sua atenção à sua respiração.

Publicidade

Segundo Gabi, uma das principais dificuldades para quem quer começar a meditar é manter a regularidade. Neste caso, uma boa dica é separar de 10 a 15 minutos, no início ou no final do dia, para realizar a prática. Caso tenha dificuldade neste início, comece com apenas 5 minutos e vá aumentando a duração à medida que for se sentindo mais confiante.

“Tornar a meditação um hábito traz muitos benefícios para a saúde e o bem-estar de quem pratica, desde a diminuição do estresse, até o aumento da autoestima”, conclui Gabi.


Sobre Gabi Frantz

Publicidade

Conheceu a meditação aos 15 anos, e ao notar as mudanças que a prática trazia para sua vida, decidiu se aprofundar ainda mais nesse mundo. Atualmente seu currículo conta com mais de 30 cursos voltados para a área e está finalizando seu PhD em Medicina Natural pela Quantum University.

Em 2003, criou seu primeiro grupo de meditação guiada, que hoje conta com mais de 2.500 participantes todos os dias. Mestre em meditação, seu perfil ativo no Instagram conta com mais de 100 mil seguidores, além disso, é dona do canal no YouTube “Meditar com vc”, que tem mais de 80 mil inscritos, e do site meditar.com.vc, onde oferece cursos gratuitos e de meditação.

Publicidade