Publicidade

Mil e uma utilidades! Confira os diversos benefícios que o óleo de copaíba possui

Além de ser ótimo para curar cicatrizes, o óleo de copaíba ainda ajuda na imunidade e em problemas respiratórios

Mil e uma utilidades! Confira os diversos benefícios que o óleo de copaíba possui – Pexels / doTERRA

A extração do óleo de copaíba é diferente da maioria dos outros óleos. Enquanto os demais são extraídos da semente do fruto, esse é tirado do tronco da árvore de copaíba, muito famosa por ser uma planta medicinal que ajuda em inflamações e problemas na pele. Ele é chamado de resinado por ser constituído de ácidos resinosos. Devido aos seus inúmeros benefícios, foi apelidado de “bálsamo da Amazônia”.

Publicidade

Confira as diversas propriedades presentes nesse óleo que podem te ajudar!

O óleo de copaíba é antisséptico, anti tetânico e ação cicatrizante: ele possui sesquiterpenos, substâncias ativas que ajudam em processos de cicatrização. Por isso, é um dos mais indicados para a melhora de feridas e problemas de pele. Ele também é ótimo para aliviar dores musculares, porque, ao fazer o uso desse óleo para massagens, a circulação sanguínea é ativada. O óleo de copaíba fortalece o sistema imunológico: a presença de sesquiterpenos é a fundamental para este benefício. Em problemas respiratórios, como asma e bronquite, ele também pode te ajudar, já que tem ação anti-inflamatória.

No mundo dos cosméticos, esse óleo também é usado para o preparo de diversos xampus e cremes hidratantes. Ele consegue equilibrar a oleosidade da pele e dos cabelos, além de combater a caspa.

O óleo de copaíba pode ser usado por via oral (quando se tem o objetivo de fortalecer o sistema imunológico), uso externo, para curar cicatrizes e feridas na pele, ou para inalação, ajudando em problemas respiratórios. 

Publicidade

É importante, se atentar, porém, aos efeitos colaterais. Este óleo tem diversos benefícios para a saúde, mas apenas quando usado na quantidade certa. Se consumido ou utilizado em quantidade excessiva, pode causar enjoos ou coceira na pele. Ele é contraindicado para crianças e mulheres grávidas.