bem-estar   / Alimentação saudável

Mito ou verdade: o arroz integral é realmente mais saudável do que o branco?

Saiba o que a nutricionista Thaisa Leal falou sobre as diferenças entre o arroz branco e o integral

Bons Fluidos Publicado terça 6 julho, 2021

Saiba o que a nutricionista Thaisa Leal falou sobre as diferenças entre o arroz branco e o integral
Saiba se o arroz integral é mais saudável do que o branco - Pexels/ Alleksana

Mesmo os leigos em nutrição associam os alimentos integrais a mais saúde, no entanto, quando se trata de arroz, isso é realmente verdade? 

O arroz é um dos alimentos mais consumidos pelo brasileiro. Ele, juntamente com o feijão, são a dupla quase inseparável na mesa das famílias e devido seu alto consumo, algumas dúvidas em relação as suas diferentes versões surgem quando se trata de uma dieta mais equilibrada, sem precisar abrir mão deste alimento. 

Em um vídeo gravado para seu canal no YouTube, a nutricionista Thaisa Leal explicou as principais dúvidas sobre o valor nutricional do arroz branco e do arroz integral, que costuma ser mais associado a uma dieta saudável.

+++ Receita de vó: conheça o poder cicatrizante do açúcar e saiba como utilizá-lo em feridas 

"Arroz branco não é vilão"

Thaisa explicou que há poucas diferenças em relação ao valor nutricional entre o arroz branco e o arroz integral. Ela destacou que a versão mais tradicional, possui um pouco mais de carboidratos e calorias, no entanto, esta diferença é mínima e não interfere drasticamente na saúde de quem consome mais de um ou do outro. 

"Essas diferenças não são grandes e pertinentes. A gente se preocupar com o arroz branco é o menor dos nossos problemas enquanto a gente consome vários outros industrializados ruins. A diferença é quase nenhuma [...] Mas é claro que o arroz branco não é um vilão", disse. 

"Tudo que é integral é melhor"

A nutricionista destacou que os alimentos integrais concentram mais nutrientes e podem ser opções mais saudáveis em relação aos processados: "Ele [arroz integral] preserva uma capa de fibras por fora que tem alguns nutrientes. Quando a gente retira esta capa, retiramos as fibras e um pouco de nutrientes". 

Thaísa destacou que esses nutrientes acabam indo por água abaixo quando consumimos outros alimentos industrializados. Ou seja, de nada adianta consumir arroz integral e não se alimentar bem em outras refeições. 

+++ Sofre com inchaço? Médico lista 5 maneiras para acabar com a retenção de líquido e desinchar

Diferença de sabor

A nutricionista comentou que muitas pessoas preferem consumir o arroz branco porque ele é mais suculento em comparação com o integral e deu dicas para potencializar o sabor:

  • Cozinhe por mais tempo
  • Acrescente temperos
  • Coloque alho e cebola

 

Último acesso: 26 Oct 2021 - 21:34:40 (1045286).