Publicidade

Norte-americana cria floresta no sertão brasileiro

Fazendo a diferença! No sertão brasileiro, Marsha Hanzi, de 76 anos, conseguiu realizar seu sonho após 10 anos

Norte-americana cria floresta no sertão brasileiro
Norte-americana cria floresta no sertão brasileiro / Reprodução/Marsha.com.br

Já imaginou fazer a diferença para o meio ambiente, plantando diversas espécies de plantas e recuperando áreas devastadas? É isso que faz Marsha Hanzi, de 76 anos. A norte-americana vive em Tucano, uma cidade no interior da Bahia, e, após 10 anos de luta, conseguiu realizar seu maior sonho: criar uma floresta no sertão brasileiro.

Publicidade

Norte-americana cria floresta no sertão brasileiro

De acordo com informações divulgadas pelo UOL, foram 10 anos de tentativas para criar jardins e produzir alimentos de maneira sustentável, mas nada funcionava. A chave mudou quando Marsha começou a usar a técnica da permacultura, que consistem em ensinar formas de organizar a plantação, animais e pessoas para criar um ecossistema em um determinado espaço.

Como fazer isso no sertão? A norte-americana usou duas maneiras: a prática convencional de agrofloresta e a criação de animais. Marsha manteve as árvores que já estavam plantadas no terreno (como catingueiro, cajueiro e licurizeiro). Essa plantação a ajudou ter frutos e sombra. Depois, ela plantou capim, que cresceu e serviu de alimento para as vacas do local.

Essas vacas são levadas, a cada 3 dias, para um lugar diferente. Isso para que elas não pisem ou comam as plantas que vão crescer no esterco — esse, por sinal, vira adubo, usado nas plantações para fortalecer o solo. E assim o ciclo se repete e Marsha conseguiu criar uma floresta no local. Hoje, ela dá cursos e é autossuficiente com comida orgânica.

“Se combinarmos plantas diferentes de uma forma exuberante, mas organizada, pode ser um efeito que toca em algo mais profundo nas pessoas. Eu tenho esperança de que isso agora possa incentivar os vizinhos da região”, disse, ao UOL.

Publicidade