bem-estar   / Poder das plantas

Nutritivo e hidratante: você sabe como usar corretamente o óleo de ricino nos cabelos? Aprenda

Utilizar o produtinho natural como um pré-shampoo pode ser uma boa ideia para manter os fios saudáveis

Bons Fluidos Publicado quarta 7 abril, 2021

Utilizar o produtinho natural como um pré-shampoo pode ser uma boa ideia para manter os fios saudáveis
Nutritivo e hidratante: você sabe como usar corretamente o óleo de ricino nos cabelos? - PxHere / Flickr

Se você é fã de métodos alternativos para cura e naturologia, já deve ter ouvido falar que o óleo de ricino, ou óleo de mamona, é um excelente laxante natural, certo?

Mas para além desta fama, este líquido proveniente da semente de Ricinus communis vem se popularizando como um ótimo produto que auxilia no crescimento dos cabelos, cílios, sobrancelhas e pelos, em geral.

+ VEJA: Assim como as folhas caem no outono, seus fios podem cair mais na estação; saiba o que fazer

Infelizmente, faltam estudos que comprovem a eficiência concreta do óleo de ricino para uso utópico. Até onde se sabe, de acordo com a dermatologista Francine Belineti em entrevista ao portal VivaBem, do UOL, "Já foram atribuídas a ele diversas propriedades, desde ação antioxidante, anti-inflamatória, analgésica e antimicrobiana", mas não uma necessariamente sobre o crescimento dos cabelos.

Na verdade, uma das teorias é que este produto natural, também anti-inflamatório, quando aplicado sobre os fios, poderia ajudar a desinflamar alguma região que poderia estar atrapalhando no crescimento dos pelos.

+ VEJA: Colágeno funciona? Saiba os mitos e verdades sobre a ingestão deste suplemento

De qualquer maneira, o óleo de ricino é um excelente hidratante para seus cabelos e fios, num geral. Sua aplicação ajuda a nutri-los e dar brilho.

Pensando nisso, existem algumas maneiras de você usar este óleo nos seus cabelos. Uma delas é como complemento da máscara capilar. Separe a quantidade de creme que você irá aplicar nos cabelos, pingue algumas gotinhas do óleo de ricino, misture e passe nos fios, massageando-os. Este truque é ideal para pessoas com cabelos cacheados e crespos, principalmente. Evite aplicar na raiz.

Você também pode utilizar esse produtinho natural como um pré-shampoo, aplicando-o sobre os cabelos secos minutos antes do banho higiênico, ou mesmo como um finalizador.

Último acesso: 16 Apr 2021 - 11:37:01 (1044702).