O poder das atividades físicas! Estudo diz que praticar exercícios após a vacina aumenta a produção de anticorpos

Exercícios simples, praticados após a vacinação, podem ajudar a aumentar a produção de anticorpos

O poder das atividades físicas! Estudo diz que praticar exercícios após a vacina aumenta a produção de anticorpos – Foto de MART PRODUCTION no Pexels

Um estudo intitulado “O exercício após a vacinação contra influenza ou COVID-19 aumenta os anticorpos séricos sem aumentar os efeitos colaterais”  e publicado na revista ScienceDirect concluiu que a prática de exercícios físicos após a vacinação pode ajudar a aumentar a produção de anticorpos no organismo. Essas atividades incluem andar de bicicleta, correr ou caminhar.

Publicidade

Estudo diz que praticar exercícios após a vacina aumenta a produção de anticorpos

Foram analisadas pessoas que se vacinaram com a Pfizer, contra a Covid-19, e também outras que foram imunizadas contra a gripe. Os pesquisadores dividiram os voluntários em 2 grupos: o primeiro foi orientado a se exercitar em atividades aeróbicas (leves ou moderadas) por 90 minutos após serem vacinados. O segundo ficou sentado assistindo vídeos pelo mesmo período. Com os dois grupos, os estudiosos conseguiriam observar a diferença de reação dos organismos.

+++ Diga adeus aos nós! Tricologista dá 8 dicas para evitar os ‘emaranhados’ nas pontas do cabelo

Semanas depois, descobriram que os voluntários que se exercitaram logo após receberem as vacinas conseguiram aumentar a produção de anticorpos. Os pesquisadores ficaram animados com os resultados porque, já que os exercícios são leves e não exigem aparelhos especializados, a saúde pública é beneficiada. Pessoas de diferentes condicionamentos físicos podem praticar esses exercícios também.

“O exercício não aumentou os efeitos colaterais após a vacinação COVID-19. Esses achados sugerem que adultos que se exercitam regularmente podem aumentar a resposta de anticorpos à vacina contra influenza ou COVID-19 realizando uma única sessão de exercício de intensidade leve a moderada pós-imunização”, explica a pesquisa.

Publicidade

+++ Vitória! Técnica Hipec de quimioterapia é aprovada pelo SUS para pacientes oncológicos