O que são os poros dilatados e como evitar e prevenir? Dermatologista explica
Especialista esclarece quais tipos de pele são mais propensas a terem poros dilatados e ainda dá dicas de como amenizar essas condições

Especialista esclarece quais tipos de pele são mais propensas a terem poros dilatados e ainda dá dicas de como amenizar essas condições
Você provavelmente, em algum momento da vida, já tentou disfarçar os poros dilatados do seu rosto. Esses ‘buraquinhos’ incomodam e, muitas vezes, não são fáceis de serem evitados. Você sabe, realmente, o que causa esses orifícios, como evitá-los e maneiras de amenizar essa condição?
“Os poros dilatados é uma característica de pele e não um problema. São comum em peles oleosas ou mistas. É por eles que saem a secreção de suor e sebo. Nas peles mais oleosas temos a hiperprodução de sebo pelas glândulas sebáceas, acumulando óleo e células mortas ao redor, consequentemente a dilatação dos poros”, é o que explica a médica dermatologista Dra. Roberta Padovan.
Segundo a especialista, todos nós temos poros. Mas, de acordo com ela, a dilatação surge pela hiperprodução de suor e de sebo. O excesso de sol também contribui para envelhecimento e dilatação. Os poros dilatados são mais propensos nos indivíduos que possuem a pele mais oleosa.
+++ Pudim de cappuccino CREMOSO é opção fácil de sobremesa para você que ama doces com café; veja
Para a Dra. Roberta, manter a pele cuidada e hidratada é essencial para evitar essa condição, além de melhorar o aspecto da pele: “É necessário manter a pele limpa e hidratada. Além disso, evitar o excesso de sol e usar cosméticos próprios para pele mista a oleosa também ajudam. Para amenizar o aspecto da pele, além da limpeza adequada, podemos usar cosméticos seborreguladores, fotoproteção, tratamentos tópicos que farão a renovação celular e tratamentos como lasers e peelings.”
Sobre a Dra. Roberta Padovan:
Médica Pós-graduada em Dermatologia. Graduada em Medicina pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Medicina Estética e Dermatologia pela INCISA. Com participação regular em congressos, jornadas e cursos nacionais e internacionais, a médica é proprietária de duas clínicas, no Maranhão e em São Paulo, com diversos tratamentos para saúde e beleza da pele. Além disso, atuou como médica residente no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.