Publicidade

Páscoa: separamos 5 motivos para você optar pelo chocolate amargo

Além de ser delicioso, seu organismo agradece! Confira 5 benefícios que o chocolate amargo possui para a sua saúde

Páscoa: separamos 5 motivos para você optar pelo chocolate amargo – Foto de Vie Studio no Pexels

Quem aí ama Páscoa e os chocolates nessa data? É bem difícil resistir aos doces deliciosos feitos no mês que antecede, mas há uma solução para não prejudicar tanto a sua saúde: que tal optar por chocolate amargo? Com a ajuda de profissionais, separamos 5 benefícios desse tipo de doce para o nosso organismo. Com eles, você pode investir em um chocolate durante a Páscoa e sem peso na consciência. Confira!

Publicidade

Antidiabético

Os componentes do cacau oferecem importante ação como agentes antidiabéticos, especialmente com diabetes mellitus tipo 2 (T2D). “Esse aspecto é de particular relevância devido à emergente epidemia mundial de síndrome metabólica, que inclui obesidade, diabetes e dislipidemia. O cacau e seus flavonóis melhoram a homeostase da glicose, retardando a digestão e absorção de carboidratos no intestino”, explica a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez.

Prevenção da anemia

Rico em ferro, o cacau pode ajudar a prevenir a anemia. “O ferro é essencial para a formação da hemoglobina, um componente das hemácias responsável pelo transporte de oxigênio para o organismo e que normalmente está em menores quantidades em caso de anemia”, esclarece a médica. Enquanto 100g de cacau contam com 13,9 mg de ferro, cada 100g de feijão, geralmente citado como uma boa fonte desse mineral, possui 5,1mg.

Ajuda o sistema imunológico

Estudos mostraram que o cacau possui propriedades regulatórias nas células imunes implicadas na imunidade inata e adquirida. A médica esclarece que há uma restauração no equilíbrio das células e a regulação negativa de produção de imunoglobulinas. 

+++ MINDFUL EATING: Uma prática para quem quer aprender a não comer suas emoções o tempo todo

Publicidade

Efeito anti-idade na pele

Segundo a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, o chocolate amargo não causa espinhas. “Devido à alta concentração de cacau em sua fórmula, o chocolate amargo é um aliado da saúde da pele, pois suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias ajudam a conferir luminosidade e hidratação ao tecido cutâneo, além de auxiliarem na proteção aos danos dos raios UV, prevenirem rugas e combaterem os radicais livres.”

Estimulo à felicidade

Estudos indicam que a ingestão de chocolate está ligada também a aspectos emocionais, ao aumentar a síntese cerebral de serotonina, o famoso hormônio da felicidade e que produz uma sensação de energia e prazer. Mas, cuidado! O consumo de chocolates com teor maior de açúcar pode causar distúrbios metabólicos elevar a sensação de culpa. Opte pelo amargo!

+++ No dia do aniversário de Junior Lima, Sandy faz homenagem para o irmão

Publicidade