Publicidade

Pesquisa aponta que esportes coletivos beneficiam saúde mental das crianças

Você sabia que os esportes coletivos são capazes de aliviar os sintomas de ansiedade e depressão em crianças? Saiba mais sobre o assunto

Pesquisa aponta que esportes coletivos beneficiam saúde mental das crianças
Pesquisa aponta que esportes coletivos beneficiam saúde mental das crianças – Foto de Lukas no Pexels

Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, nos EUA, e publicado no Journal of Youth and Adolescence, concluiu que a prática de esportes coletivos pode ser uma grande aliada da saúde mental das crianças. Em contrapartida, exercícios praticados individualmente ajudam a potencializar problemas psicológicos.

Publicidade

Pesquisa aponta que esportes coletivos beneficiam saúde mental das crianças

Em um comunicado divulgado à imprensa, Matt Hoffmann, um dos autores do estudo, esclareceu sobre a diferença de resultados entre os esportes coletivos e individuais.

“Crianças e adolescentes que praticavam exclusivamente esportes coletivos, como basquete ou futebol, apresentavam um número reduzido de problemas de saúde mental do que aqueles que não praticavam esportes organizados. No entanto, para nossa surpresa, os jovens que participaram apenas de esportes individuais, como ginástica ou tênis, tiveram mais dificuldades comportamentais em comparação com aqueles que realizavam atividades físicas feitas em grupo”, explicou.

A pesquisa englobou uma análise de 1.235 crianças de 9 a 13 anos. Os estudiosos examinaram os hábitos esportivos e como estava os comportamentos dos voluntários. Depois de alguns anos, as mesmas crianças foram analisadas novamente, sendo colocadas em um dos quatro grupos: as que participavam de esportes, de atividades não esportivas, de atividades esportivas e não esportivas e crianças que não participavam de nada.

As crianças que participaram de esportes coletivos apresentaram menos ansiedade e sintomas depressivos do que aquelas que não participaram.

Publicidade

“A participação em esportes coletivos durante a adolescência foi significativamente associada a melhores resultados de saúde mental em adultos, especialmente para homens, incluindo menor probabilidade de ter recebido um diagnóstico de depressão ou ansiedade e apresentar sintomas depressivos atuais”, concluiu a pesquisa.