Por que Faustão terá prioridade na fila de espera por transplante de coração?
O apresentador Faustão, diagnosticado com insuficiência cardíaca, não ficará no final da fila para receber transplante de coração, explica médica
O apresentador Faustão, diagnosticado com insuficiência cardíaca, não ficará no final da fila para receber transplante de coração, explica médica
O apresentador consagrado Fausto Silva, mais conhecido pelo apelido Faustão, terá preferência na fila de espera por transplante de coração. Internado desde o dia 5 de agosto no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, o comunicador diagnosticado com insuficiência cardíaca está na fila do SUS para receber o órgão.
A preferência, na verdade, segue os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, “que leva em consideração, para definição da priorização, o tempo de espera, a tipagem sanguínea e a gravidade do caso”, como aponta o boletim médico de Faustão. Confira o texto completo clicando aqui.
A coordena o Programa de Transplante Cardíaco do Hospital Sírio-Libanês, Dr. Silvia Ayub Ferreira, conversou com o portal de notícias Metrópoles sobre o caso de Faustão e explicou que o apresentador atende os critérios para conseguir a prioridade na fila de espera pelo transplante de coração.
“Quando o paciente está internado necessitado de medicação inotrópica para ajudar na contração do coração ou algum dispositivo de assistência circulatória, ele passa na frente de pacientes que estão em casa. Ele recebe uma priorização”, esclarece a profissional da saúde.
Internado há 15 dias, Faustão realiza diálise no Hospital Albert Einstein, ou seja, um processo de filtração do sangue que elimina o excesso de líquidos e substâncias tóxicas, além de utilizar medicamentos que auxiliam no bombeamento cardíaco.
João Guilherme Silva, de 19 anos, filho de Faustão, usou suas redes sociais para compartilhar um vídeo de seu pai diretamente do hospital. No registro feito com o celular, o apresentador de 73 anos atualiza o público sobre seu estado de saúde e pede àqueles que gostam de seu trabalho que orem por ele.
“Hoje, o dia em que minha filha estreou, que fiz meu último programa na Band e que recebi uma mensagem maravilhosa do Johnny Saad, eu, por sorte, ainda não morri. Eu estou preparado para as coisas da vida. Eu estou ainda nesse tratamento e eles [os médicos] vão decidir que tipo de cirurgia que devo fazer”, disse Faustão.
“E eu peço que, quem goste de mim, reze por mim. Eu tenho uma família maravilhosa, uma mulher extraordinária. Com tudo isso, que decide é o chefe lá em cima”, finalizou o apresentador.
Ver essa foto no Instagram