bem-estar   / Fios saudáveis

QUARENTENA: Entenda porquê deve-se lavar o cabelo com frequência nessa época; Especialista alerta sobre cuidados com couro cabeludo

A tricologista Viviane Coutinho falou sobre a importância de manter o couro cabeludo e os fios limpos durante o isolamento social

Redação Bons Fluidos Publicado sábado 23 maio, 2020

A tricologista Viviane Coutinho falou sobre a importância de manter o couro cabeludo e os fios limpos durante o isolamento social
Entenda porquê você deve lavar o cabelo com frequência durante a quarentena - Freepik

Uma pesquisa feita por uma das maiores fabricantes de produtos de higiene no mundo apontou que, durante a quarentena, a demanda por shampoos e condicionares diminuiu em 25%.

Ficar em casa, sem contato com a poluição das ruas, fez com que muitas pessoas optassem por lavar o cabelo com menor frequência em meio à pandemia do coronavírus e conversamos com a tricologista Viviane Coutinho sobre o assunto.

Para começar, a especialista nas madeixas já desaconselhou o ato.

"O cabelo é um dos nossos marcadores de saúde, mantê-los saudáveis é primordial. E uma ação super importante é mantê-los limpos. Lembrando que couro cabeludo é pele e retém sujeiras, e quando desequilibrado pode gerar disfunções na saúde e futuras quedas. E um conselho que sempre dou é higienizar mais os fios neste período, pois ele também é um condutor de contaminação", pontuou a profissional.       

Hidrate os fios

"Os nossos cabelos sofrem agressões físicas o tempo todo, como o pentear, a poluição, a água quente, o atrito com o travesseiro,  o desembaraçar... E alguns fios sofrem, além disso, agressões químicas, perdendo nutrientes importantes para composição de um cabelo saudável. Portanto, é essencial que devolvamos esses nutrientes para equilibrar novamente esses cabelos", esclareceu a expert.

Ela aproveitou também para explicar que esse é um momento especial para deixar as madeixas "respirarem", sem procedimentos químicos, sem secador, etc: "Nesse período de pandemia, um conselho que tenho dado é deixar os cabelos descansarem de tantos procedimentos. Deixar de usar secadores e chapinhas faz com que seus cabelos sofram menos agressões. Se unir a isto a um cronograma capilar, entregando nutrientes, seus cabelos só irão te agradecer". 

Prenda os fios, caso precise sair de casa

Além de aconselhar a lavagem frequente e a hidratação dos cabelos, Viviane Coutinho também falou sobre a importância de mantê-los presos durante a pandemia do Coronavírus (para quem precisar sair na rua), já que o vírus pode se alojar nos fios.

"Se for na rua, a dica é prendê-los ou usar touca e trocar fronha de 2 em 2 dias". 

Se quer um cabelo saudável, mantenha uma alimentação balanceada

Viviane também diz que a alimentação é primordial para mantermos a nutrição dos nossos cabelos em dia.

"Lembrando que, como nossos cabelos são anexos do corpo, nossos estoques precisam estar bem para que eles recebam os nutrientes. Devemos acrescentar na nossa alimentação bastante proteínas (afinal, a maior parte dos fios são compostos por proteínas), legumes e verduras. Além de evitar gorduras, carboidratos e açúcares, que prejudicam a saúde capilar", finaliza. 

Último acesso: 06 Jul 2020 - 17:26:38 (1042772).