Que cidade de praia tem mais qualidade de vida para aposentados?

A proximidade com o mar facilita a prática de atividades como caminhada, corrida e natação. Além disso, propicia a socialização entre os idosos

_Santos-cidade-praia
Morar na praia é um sonho para muitos idosos – depositphotos.com / karelnoppe

Depois de anos de trabalho, tudo que o trabalhador quer é descansar e ter qualidade de vida, não é mesmo? Para isso, nada melhor do que morar na praia. Acordar, caminhar na areia e sentindo a brisa do mar é um sonho para muitos idosos.

Publicidade

Cidade de Santos, Litoral de SP

A cidade de Santos, localizada no litoral do estado de São Paulo, tem grande destaque e reconhecimento por proporcionar qualidade de vida aos que passaram dos 60 anos. Portanto, além de infraestrutura avançada e iniciativas focadas no bem-estar, o município,é atrativo para aqueles que buscam um estilo de vida ativo durante a aposentadoria.

Regularmente, são organizados eventos que incentivam a prática de esportes como hidroginástica, natação e até surfe. Além disso, quem passeia por lá pode ver pessoas caminhando diariamente ao ar livre, fazendo aulas de dança e música, yoga, alongamento e outras atividades que proporcionam bem-estar e, principalmente, vivenciando a socialização.

Para Rosângela Silva, trocar a correria da capital paulista por uma cidade litorânea foi a melhor decisão após a aposentadoria. Assim, aos 64 anos, diz que está na melhor fase da vida: “Passeio com minhas amigas, caminho na areia da praia, mergulho, faço aulas de dança e sou feliz”, resume.

Benefícios de morar na praia

Morar na praia pode trazer vários benefícios para a saúde física e mental, além de melhorar a qualidade de vida de pessoas de todas as idades. Listamos alguns: 

Absorção de vitamina D: A exposição ao sol é uma forma natural de obter vitamina D, que é essencial para a saúde dos ossos e do sistema imunológico. No entanto, é preciso estar atento á aplicação constante do filtro solar!
Corpo em movimento: A proximidade com o mar facilita a prática de atividades como caminhada, corrida e natação. Inicialmente, uma opção barata é caminhar na areia fofa para tonificar os músculos da perna de forma rápida.
Benefícios da brisa  do mar: A brisa marinha, rica em íons negativos. Assim, pode melhorar a qualidade do sono, reduzir o estresse e aumentar o bem-estar. 
Sons do mar: O barulho do mar pode estimular o córtex pré-frontal, a região do cérebro responsável pelas emoções. 
Ar mais saudável: O ar da praia é mais saudável e o clima úmido pode diminuir o número de doenças respiratórias. 
Economia de tempo e dinheiro: Morar perto da praia pode otimizar o tempo e diminuir os custos com deslocamentos. 
Infraestrutura de qualidade e acessível: Muitas cidades litorâneas têm uma infraestrutura de qualidade. Por fim, nestes locais menos populosos, os idosos são beneficiados com hospitais, escolas, universidades, bancos, farmácias e supermercados.

Publicidade

 * Leia também: Cidades brasileiras de baixo custo de vida e com alta qualidade para se viver

 

Publicidade