bem-estar   / Cicatrizante natural

Receita de vó: conheça o poder cicatrizante do açúcar e saiba como utilizá-lo em feridas

Estudo recente comprovou que receita antiga é eficaz na cicatrização de feridas de forma natural

Bons Fluidos Publicado terça 6 julho, 2021

Estudo recente comprovou que receita antiga é eficaz na cicatrização de feridas de forma natural
Saiba como o açúcar ajuda na cicatrização de feridas - Pexels/ Suzy Hazelwood

Muitas receitas de vó atravessam gerações e, mesmo diante da medicina avançada, algumas famílias não abrem mão das dicas e tratamentos naturais ensinados séculos atrás.

O açúcar nas feridas é uma daquelas receitas de vó que, embora não tivessem nenhuma comprovação científica quando foi ensinada, sobreviveu até os dias de hoje e anos depois começam a provar que as vovós estavam certas quando colocavam açúcar nas feridas para ajudar na cicatrização. 

+++ Sofre com inchaço? Médico lista 5 maneiras para acabar com a retenção de líquido e desinchar

No entanto, este cicatrizante natural é mais antigo do que se imagina. De acordo com registros de milhares de anos, cirurgiões egípcios tratavam feridas com mel e unguento no ano 1700 a.C. Outros povos antigos também utilizavam substâncias que continham açúcar na composição para cicatrizar ferimentos. 

Um estudo recente, realizado pelo professor sênior de enfermagem da Universidade de Wolverhampton, na Inglaterra, Moses Murandu, evidenciou que o açúcar acelera a cicatrização de feridas. 

Cicatrizante natural barato e eficiente

Murandu, que recebeu um prêmio pelo estudo do Journal of Wound Care, observou durante 20 anos a atuação do açúcar no uso tópico de arranhões e ferimentos e identificou que esta é uma excelente alternativa de cicatrizante natural, especialmente para povos isolados que não têm acesso a antibióticos. 

A explicação para este fenômeno é mais simples do que se imagina. Quando colocado em uma ferida, o açúcar absorve a umidade da região, minimizando a proliferação de bactérias na ferida, que geralmente causam infecções e dificultam a cicatrização. 

+++ Gordura no fígado e obesidade: entenda a relação entre estes dois fatores

Como usar o açúcar em feridas?

Caso você não tenha acesso a um médico ou medicamentos para esta finalidade, pode aplicar o açúcar na região da ferida. Lembre-se de lavar bem a área e colocar uma boa camada de açúcar cristal na região afetada. Se possível, cubra com uma gaze e troque o curativo a cada 4 horas. 

 

Último acesso: 05 Dec 2021 - 13:24:22 (1045283).