Quem gosta de se deliciar com o verde das árvores nas ruas das cidades precisa abrir os olhos para ver não apenas a beleza de suas folhas e flores, como também a base do seu tronco. “Muitas vezes, ela está sufocada pelo cimento ou pela pavimentação do passeio público.
As pessoas tendem a achar que cimentando próximo à base irão conter o crescimento das raízes superficiais, que levantam o piso da calçada. Mas é o contrário”, explica a engenheira agrônoma Rosa Menegali, da subprefeitura de Pinheiros, de São Paulo. Para as árvores lançarem raízes profundas, é necessário deixar uma área livre ao redor do tronco. “As medidas desse espaço podem variar de 60 cm x 60 cm a dois metros, dependendo da largura do passeio. Depois, ele deve ser preenchido com terra e grama ou qualquer outro tipo de planta que não tenha o porte de uma árvore.
Dessa forma, as raízes superficiais ficam protegidas e alimentadas e a calçada permeável e uniforme”, afirma Rosa. O estrangulamento do tronco é considerado crime ambiental por dano à flora. Além de impedir que as espécies recebam aos seus pés as águas das chuvas, ocasiona a morte das raízes e compromete sua saúde – uma das causas de queda. “Moradores que encontram a árvore sufocada pelo cimento na porta de casa ou do local em que trabalham têm duas saídas: solicitar o serviço do departamento de meio ambiente da prefeitura ou ele mesmo abrir o espaço, desde que não a danifique.
Caso ela esteja em outra calçada, o melhor é conversar com o responsável pelo local explicando-lhe os prejuízos ou avisar a prefeitura”, diz Rosa.