Publicidade

Saiba como escolher um bom mel, o alimento de inúmeros benefícios para a saúde

Por possuir uma variedade de marca nos mercados, muitas pessoas ainda não sabem selecionar o melhor mel para consumo

Saiba como escolher um bom mel, o alimento com inúmeros benefícios para a saúde – Freepik / freepik

O mel é um alimento que possui diversos benefícios para a saúde. Além de melhorar o controle de açúcar, possui propriedades que aumentam as defesas do corpo, aliviam a dor de garganta e ainda melhoram o sono por estimular a produção de serotonina. O problema do mel seja, talvez, na hora de escolher.

Publicidade

Muitas pessoas não sabem optar por aquele de melhor qualidade de consumo. Separamos algumas dicas para você não ter mais dúvidas!

Selo de qualidade
Primeiro de tudo, é necessário olhar o rótulo da embalagem do mel e averiguar se há o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF). O SIF é responsável por assegurar a qualidade de produtos de origem animal comestíveis ou não comestíveis. A garantia de que o mel está nas normas no Ministério da Agricultura vai depender do SIF, por isso é tão importante sua presença. 

+++ Ovo mexido sem ovo? Veja como fazer a receita clássica com outros ingredientes

Textura do mel
Mel cristalizado sempre é a melhor opção da prateleira do mercado. A cristalização é um processo natural, porque ele possui 30% de glicose, um açúcar que tende a formar cristais sólidos. Quando o mel está cristalizado, indica que está puro e tem uma boa qualidade e, de forma alguma, prejudica as propriedades de nutrientes do alimento. 

Publicidade

Mel orgânico
Sempre que puder, opte pelo mel orgânico. Ele se diferencia por não ter produtos químicos como antibióticos e agrotóxicos. Para o consumo humano, trata-se de um alimento mais saudável. Mas, para ser considerado orgânico, o apiário (conjunto de colmeias utilizado para criação de abelhas) precisa ter uma distância mínima de três quilômetros de áreas de agriculturas convencionais para evitar contaminação.

+++ Pai e filho, vítimas de Guerra na Síria, protagonizam ‘Foto do Ano’ em concurso internacional

Importante! Se atente às contraindicações
Apesar de ser um alimento com diversos benefícios à saúde e possuir propriedades nutricionais muito grandes, o mel é contraindicado para crianças de menos de um ano, já que bebês dessa idade ainda possuem um sistema digestivo imaturo sujeito a intoxicações; além de diabéticos e alérgicos.

Publicidade