bem-estar   / Cuidados com a pele

Skincare natureba?! O olhar de uma dermatologista sobre ativos naturais na rotina de cuidados com a pele

A dermatologista Thatiana Hadlich esclareceu se é viável cuidar da pele apenas com ativos naturais

Bons Fluidos Publicado quarta 18 agosto, 2021

A dermatologista Thatiana Hadlich esclareceu se é viável cuidar da pele apenas com ativos naturais
Veja a avaliação de uma profissional sobre os cosméticos naturais - Pexels/ Ron Lach

 A busca por cosméticos sustentáveis, veganos e cruelty-free configura-se, cada vez mais, como uma das grandes tendências para o mercado de beleza. Uma pesquisa da Grand View Research aponta que o mercado global de cosméticos veganos deve atingir US$ 20,8 bilhões até 2025, uma taxa de crescimento anual de 6,3%.

Mas com tantos adeptos, será que os dermatologistas também entraram nessa onda?

Para a dermatologista Thatiana Hadlich, é possível ver o aumento de buscas por produtos naturais nos consultórios, principalmente pelos mais jovens que têm uma preocupação de gerar menos impacto ambiental e evitar a crueldade contra os animais. No entanto, é preciso ligar um alerta.

“O fato de ser vegano não os deixa livres de ingredientes sintéticos, como parabenos, sulfatos, entre outros, que têm chances de causar danos e reações alérgicas”, comenta a dermatologista Membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Mas será que é viável cuidar da pele somente com ativos naturais? Essa e as principais dúvidas sobre o assunto a dermatologista Thatiana Hadlich esclarece a seguir.

+++ Vegetariano, vegano, veggie! Quais as diferenças, os benefícios e malefícios destes estilos de vida

Confira:

Podemos cuidar da nossa pele somente com ativos veganos e cruelty free?

Sim, chamamos de cosmiatria verde. Podemos usar espumas, produtos anti-idade, anti-manchas alinhados a essa filosofia, tanto manipulados, quanto industrializados.

Existe alguma ineficácia de cosméticos naturais, veganos e cruelty free se comparados aos tradicionais? Qual?

Um cosmético pode ser vegano e não ser natural, pois pode conter ingredientes sintéticos que não seriam aceitos num cosmético natural. Da mesma forma, um cosmético natural pode não ser vegano, pois pode conter ingredientes de origem animal como, por exemplo, mel, cera de abelhas, entre outros. Em relação à eficácia não tem melhor ou pior, depende da indicação individual.

Produtos tradicionais, sem ser veganos, naturais ou cruelty free podem causar danos ao organismo? Quais?

 Sim, principalmente alergias relacionadas aos ativos daquele produto, hipersensibilidade, irritação na pele, por exemplo. Isso pode acontecer com mais facilidade quando tratamos de ativos tradicionais, como ácido retinóico, ácido glicólico, retinol, hidroquinona, entre outros.

O corpo sabe processar melhor ingredientes naturais?

Ingredientes naturais são as fontes mais ricas de vitaminas, minerais, antioxidantes e outros nutrientes essenciais. Como os produtos de beleza veganos e naturais são feitos de plantas, você pode dar à sua pele o combustível que ela precisa para permanecer vibrante e jovem sem agressões e impacto ambiental.

Todos os problemas de pele pode ser tratados com ativos naturais, veganos e cruelty free?

Digamos que as principais rotinas de skincare sim, mas ainda existem muitas condições em que precisamos lançar mão de ativos e ingredientes, como medicamentos, que não se adéquam a essas categorias.

+++ Conheça 10 óleos essenciais que ajudam a deixar os cabelos lindos e saudáveis 

Substâncias quimicamente sintetizadas nem sempre são ruins, mas algumas podem ter efeito cumulativo na pele e, em longo prazo, gerar danos? Quais?

Sim, algumas podem ter efeito cumulativo na pele e gerar danos como alergias e manchas. Algumas devem ser suspensas temporariamente, fazendo rodizio de uso.

Todas as pessoas podem usar produtos naturais, veganos e cruelty free ou existe alguma contraindicação?

Os produtos naturais, que são mais delicados e livres de conservantes, podem trazer benefícios com o uso contínuo, mas o fato desses produtos serem isentos de origem animal, não faz com que todos possam usar. Na maioria das vezes, são produzidos com ingredientes seguros e selecionados, sendo eles testados positivamente para trazer benefícios à saúde. Entretanto, alguns podem conter conservantes, sulfatos, entre outros ativos, naturais ou não, que podem gerar reações. Todos devem ser indicados por um dermatologista.

Último acesso: 29 Nov 2021 - 08:54:04 (1045579).